InícioNotíciasCoronavírusLeitos de UTI têm quase 100% de ocupação na DRS

Leitos de UTI têm quase 100% de ocupação na DRS

A Diretoria Regional de Saúde de Araraquara, que contempla mais de 20 municípios, entre eles São Carlos, Matão e Araraquara, segue com alta lotação nos leitos de UTI disponibilizados pelos hospitais públicos e particulares para atender pacientes com covid.

O Portal Morada teve acesso a um levantamento interno do órgão, disponibilizado aos municípios que integram a DRS, que aponta uma taxa de ocupação de 96% dos leitos de UTI disponíveis para covid no Sistema Único de Saúde. Entre os hospitais da rede privada que ofertam leitos de UTI para covid, a taxa de ocupação é de 98%.

Ao todo, a região conta com 211 leitos de UTI para covid. Os maiores hospitais da região que atendem pacientes do SUS, a Santa Casa de Araraquara, a Santa Casa de São Carlos, o Hospital Carlos Fernando Malzoni, em Matão, e o Hospital Estadual de Américo Brasiliense (HEAB), têm 100% de taxa de ocupação dos leitos de UTI.

As poucas vagas disponíveis são insuficientes para atender a demanda diária de pacientes com Síndrome Gripal (SG) – quadro característico de pacientes com covid-19. O sistema de regulação de vagas, que recebe pedidos e faz o encaminhamento para as unidades de internação, registrou nas últimas horas 48 solicitações, dos quais 34 eram de pacientes com SG.  Dessas, 25 pacientes aguardavam vagas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Como a oferta de leitos para esse tipo de atendimento é menor que o número de solicitações, a maioria deverá ser encaminhada para hospitais de outras regiões do Estado, o que atrasa a internação e, consequentemente, o tratamento adequado.  

O boletim de Contingência do Coronavírus da Prefeitura de Araraquara informou nesta terça-feira (27) que havia 182 pacientes internados no município, entre enfermaria e UTI, somando as redes pública e privada.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), Araraquara conta hoje com uma taxa de ocupação de 60% de leitos de enfermaria e 89% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 14 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 38 pacientes, o Hospital São Francisco tem 24 pacientes, o Hospital de Campanha tem 49 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense tem 43 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 14 pacientes.

Do total de 182 internados, 86 são moradores de Araraquara e 96 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 56 estão em Enfermaria e 40 estão em UTI.

 

 

Prefeitura faz apelo e teme por “extermínio em massa”

A situação acendeu o alerta entre os gestores do sistema de saúde. Por meio de uma nota divulgada nas redes oficiais, a Prefeitura de Santa Lúcia afirmou que “A rede assistencial não tem mais o que fazer…  Chegamos no nosso limite!!!”. Consultado pela reportagem, o prefeito Luizinho Noli afirmou que o texto circulou em um grupo que possui como membros prefeitos e gestores da DRS. “Precisamos reverter este cenário senão vai acontecer um *extermínio em massa*!!!! (SIC)”, afirma a nota.  

Notícias relacionadas

Mais lidas