Familiares de Sérgio Caires Pinheiro se mobilizam para conseguir doadores de sangue e viabilizar um procedimento cirúrgico necessário para o tratamento de saúde do paciente. A cirurgia é de urgência, mas o hospital só pode realiza-la s houver disponibilidade de bolsas de sangue em estoque, que atualmente está zerado.
Para doar, basta comparecer ao Hemonúcleo Regional de Araraquara, localizado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP (Rua Expedicionários do Brasil, 1621 – Centro, entrada pela Avenida da Saudade, 58).
Horário de Coleta: segunda à sexta-feira: 07:10-13h
Horário de atendimento telefônico: das 7:10 – 16h
Horário de atendimento presencial: das 7h – 12h e das 14-16h
Saiba como é feito o procedimento:
1º Etapa: Recepção e Cadastro
Apresentar documento de identidade original com foto, emitido por orgão oficial (R.G., carteira de motorista, etc);
Informar o que o levou a realizar a doação (por ex: campanha no facebook, mensagem no whatsapp, reposição, etc);
Caso a doação seja realizada em nome de uma pessoa, informar o nome completo do paciente a ser transfundido e o hospital que se encontra;
2º Etapa: Pré-triagem
Será conferido o peso, aferição da pressão arterial, temperatura e o pulso;
Uma "picadinha" no dedo será realizada para verificar a quantidade de hematócritos presente no sangue, isto é, para verificar a porcentagem de celulas vermelhas no sangue do doador e o risco de uma possível anemia;
Caso o doador esteja apto, será encaminhado para a próxima etapa.
3° Etapa: Entrevista Clínica
A entrevista é confidencial e sigilosa. Procure sempre falar a verdade! Confie no seu entrevistador e seja sincero.
Nesta etapa você assina um Termo de Responsabilidade onde refere ter entendido as informações recebidas, concorda com a coleta de sangue e afirma que está ciente de que se houver resultados sorológicos alterados, será chamado pelo serviço de aconselhamento médico e social e garante que foi sincero na entrevista.
Caso o doador esteja apto, será encaminhdo para próxima etapa.
4º Etapa: Coleta de Sangue
A quantidade a ser coletada na bolsa é de cerca de 460ml. Este sangue é coletado em apenas 15 minutos. Neste passo também são coletadas amostras para exames obrigatórios por lei.
5º Etapa: Lanche
Lanche acompanhado por líquido para repor o volume retirado na doação. Em casa ou no trabalho, continue tomando bastante líquido.
Aqui também estará disponível uma Avaliação de Satisfação do Doador caso queira fazer um elogio, uma sugestão ou uma reclamação.
6º Etapa: Exames Laboratoriais
Testes Sorológicos
Todo sangue coletado será submetido a exames de sorologia obrigatórios pelo Ministério da Saúde. Caso ocorram resultados alterados, o candidato será comunicado e convocado via Correios. Lembramos que pelas limitações inerentes às técnicas empregadas, podem ocorrer resultados falsos positivos ou fora do padrão esperado, sem que, necessariamente, signifiquem doenças que serão posteriormente reanalisados e esclarecidos sob supervisão médica. É fundamental a presença do doador, no serviço hemoterápico, para receber as orientações médicas.
Exames Imuno-Hematológicos
O laboratório de Imuno-Hematologia tem por finalidade garantir a viabilidade dos Hemocomponentes transfundidos com maior aproveitamento dos receptores.
Sua rotina é subdividida em doador e receptor.
Para qualificação do sangue de doador, são realizados exames como Tipagem ABO/RhD, Pesquisa de Anticorpos Irregulares, Fenotipagens, Pesquisa de Hemoglobina S, Pesquisa de Hemolisina e Hemaglutinina, a fim de garantir a eficácia terapêutica e a segurança transfusional.
Na rotina de receptor o laboratório funciona como centro de referência na resolução de casos complexos, permitindo selecionar o melhor sangue possível para pacientes com doenças hematológicas, hepáticas, renais, oncológicas, entre outras.
7º Etapa: Distribuição
Caso os exames de sangue demonstrem que o sangue está apropriado para ser recebido, ele irá para um estoque de sangue onde poderá ser distribuido em um dos 13 hospitais vinculados ao Hemonúcleo.
Lembrando que o doador pode ser considerado inapto em qualquer uma das etapas caso não corresponda aos critérios estabelecidos pela norma seguida pelo Hemonúcleo. Estes critérios são necessários para que se possa garantir tanto a saúde e o bem-estar do doador, quanto para garantir que o sangue a ser recebido na transfusão esteja adequado.