As exportações da regional de Araraquara do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) apresentaram aumento significativo no primeiro quadrimestre de 2021, se comparado com o mesmo período de 2020. De acordo com números do relatório Balança Comercial das Regionais, desenvolvido pelo Ciesp e Fiesp, as 17 cidades da área de cobertura da entidade exportaram 46,4% a mais do que entre janeiro e abril de 2020.
Os principais produtos exportados foram aeronaves e aparelhos espaciais (31,9%), seguido de preparações de produtos hortícolas (25,6%) e açucares e produtos de confeitaria (20,9%), gerando uma movimentação de US$ 539,4 milhões, posicionando a região entre as 10 localidades que mais exportaram no quadrimestre no estado.
Para Ademir Ramos, diretor titular do Ciesp – Regional Araraquara, a importância da região para a indústria reflete no significativo número de exportações. "Somos responsáveis por abastecer mercados de diferentes continentes, sendo que, desse quantitativo, 40,3% do total de exportações foi enviado para os Estados Unidos, Holanda e China, três dos grandes parceiros comerciais do Brasil."
A importante relação comercial entre os países também foi evidenciada nos números referentes às importações. Embora, as negociações do tipo tenham apresentado queda de 6,7% frente ao mesmo período do ano passado, gerando negócios na casa dos US$ 152 milhões, novamente Estados Unidos e China se destacaram como parceiros. Neste segmento, as negociações se concentram em máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos; aeronaves e aparelhos espaciais; e máquinas, aparelhos e materiais elétricos.