Imagens do Hospital de Campanha de Araraquara que circularam pelas redes sociais nesta sexta-feira (25) provocaram um novo embate entre o governo do prefeito Edinho Silva (PT) e vereadores da oposição.
As imagens mostram um espaço da unidade de saúde, inaugurada em maio do ano passado para atender pacientes com covid, com leitos e equipamentos hospitalares. Na postagem de lideranças políticas, o tom foi de denúncia sobre leitos que “nunca teriam sido usados pela prefeitura”.
Instigado a apurar o caso, o vereador Lineu WL (PODEMOS), afirmou que recebeu denúncias sobre “vários respiradores numa sala próxima ao necrotério do hospital de Campanha em desuso”. Segundo o Vereador, a diretoria do hospital proibiu que ele cumprisse o seu papel de fiscalizar. “Se não permitiu é porque realmente tem algo errado”, declarou o vereador, que registrou o caso em boletim de ocorrência.
Prefeitura fala em “guerra política”
Segundo a Prefeitura de Araraquara, as imagens divulgadas do Hospital de Solidariedade que circulam nas redes sociais são de um almoxarifado, que foi improvisado após a necessidade de aumento de leitos, já que o antigo almoxarifado foi ocupado com novos leitos. Em nota, a administração municipal afirma que os equipamentos que aparecem nas imagens não são respiradores, conforme dito na publicação. “São caixas vazias de monitores e outros aparelhos utilizados na unidade hospitalar, além de carrinhos de anestesia que não estão sendo utilizados neste momento, mas são suporte para o hospital”, esclareceu.
”Em relação às camas hospitalares, estas foram substituídas por camas em melhores condições, a unidade está em operação tem mais de um ano, as trocas são cotidianas. O conserto dessas camas que estão neste depósito já foi solicitado, esta em fase de compra, em breve será efetuado”, continua a nota, emitida na noite desta sexta-feira (25).
“Imagens como estas, divulgadas sem a checagem correta da informação, só servem para a disputa político partidária, sem escrúpulos e ética. Não compartilhe mentiras”, completa a prefeitura.