A bancada do partido Patriota, que integra a oposição na Câmara de Araraquara, conseguiu aprovar a iniciativa de ampliar o escopo da Comissão Especial de Inquérito (CEI), que deve sei instalada em 60 dias na Câmara de Araraquara para apurar ações ou omissões do governo Edinho Silva (PT) no enfrentamento à Pandemia do coronavírus.
O documento recebeu nesta terça-feira, dia 16, o total de sete assinaturas. Além dos três vereadores do Patriota (Marchese da Rádio, Marcos Garrido e Carlão do Joia), também assinam o requerimento os parlamentares Luna Meyer (PDT), Lineu Carlos de Assis (Podemos), Lucas Grecco (PSL) e Rafael De Angeli (PSDB).
No documento, que o Portal Morada teve acesso, a oposição justifica que a iniciativa tem a intenção de ampliar o objeto da CEI, "para o fim de que a mesma contemple a investigação de todos os contratos e procedimentos firmados pelo Município de Araraquara e/ou as secretarias competentes no âmbito das ações de prevenção, combate, enfrentamento e mitigação dos efeitos da Pandemia do Coronavírus Covid-19, inclusive quanto a análise dos valores utilizados em tais ações e suas fontes de recebimento”, recursos da União, Estado e orçamento próprio.
Na semana passada a base do governo, na Câmara, conseguiu desarticular intenções da oposição e protocolou pedido de CEI para apurar as ações do governo municipal na Pandemia.
Aluísio Boi (MDB), presidente da Câmara, disse que após o início da CEI, qualquer vereador pode apresentar requerimento para análise da Comissão. “No meu entendimento tem que apurar tudo. O que precisa um pouco dos [vereadores] do Patriota é conversar. Eles não conversam e não é assim o parlamento. O nosso único problema é não atrapalhar a vacinação”, disse o presidente do Legislativo.