O novato da Polícia Militar, soldado Conrado, salvou uma bebê de 10 dias que estava engasgada no Bairro Cidade Jardim em Matão-SP e se emocionou por ser sua primeira ocorrência desta natureza.
Durante a madrugada desta sexta-feira (23), os pais da bebê Helena, perceberam que ela não conseguia respirar e estava ficando com a pele arroxeada.
Eles ligaram para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas a unidade avançada não estava disponível, acionando, então, a Central de Emergência da Polícia Militar. Um policial foi orientando a mãe enquanto não chegava a viatura.
O cabo Torryan e o soldado Conrado estavam em patrulhamento pelo Jardim Santa Rosa, bairro ao lado da Cidade Jardim, onde ocorria o fato, se deslocando rapidamente ao endereço.
Chegando na Rua Professor Paulo Marcondes Ciarlo, o policial Conrado pegou a bebê e deu início à Manobra de ‘Heimlich’ (método de desobstrução de vias aéreas) por cerca de 3 minutos, em meio à angústia dos familiares. A criança estava prestes a sofrer uma parada cardio-respiratória.
O policial ficou emocionado quando percebeu que conseguiu desobstruir as vias aéreas e a bebê passou a chorar. Aos poucos, a pigmentação da pele da pequena Helena, que nasceu no dia 13 de julho, voltou ao normal.
Uma unidade de resgate do SAMU compareceu ao local e encaminhou a bebê com a sua genitora ao Pronto Socorro, onde passaria por uma melhor avaliação do médico pediatra de plantão no Hospital Carlos Malzoni.
Pouco depois, a bebê recebeu alta e seus pais comemoraram, além de agradecer muito os policiais militares, em especial ao soldado Conrado, que marca o início de sua carreira salvando uma vida.
Fonte: Matão Urgente