A Prefeitura de Araraquara publicou um novo decreto ajustando as regras de funcionamento dos setores de comércio e serviço no município às regras do Plano São Paulo. O decreto, que passa a vigorar a partir do dia 23 de agosto, autoriza todos os estabelecimentos de comércio e de serviços a atender presencialmente clientes e consumidores “sem restrição de ocupação e horário”.
O documento, no entanto, prevê o cumprimento de regras por parte de alguns setores. Bares e restaurantes, por exemplo, precisam manter as mesas com distância mínima de 1 metro uma da outra. O cliente só pode ser atendido sentado às mesas ou junto ao balcão e deverá usar máscara, exceto em momentos de consumo de alimentos e bebidas. Estão permitidos os serviços à la carte, self service, buffet e rodízio.
Também está autorizada a realização de eventos, convenções e funcionamento de cinemas, teatros, casas de shows e demais espaços de atividades culturais, sem restrição de horários, mas com regras como higienização completa do local e uso de máscara.
As academias, clubes esportivos e recreativos também voltam a operar sem restrições. O mesmo vale para as igrejas e entidades religiosas. O uso de máscaras em ambientes públicos, como os estabelecimentos, igrejas, transporte coletivo ou em circulação pela cidade continua obrigatório.