Com a flexibilização gradual estabelecida pelo Comitê de Contingência do Coronavírus, a Prefeitura ampliou o horário de atendimento ao público na Biblioteca Municipal Mário de Andrade. O novo horário é das 8h15 às 12h e das 13h às 17h45, de segunda a sexta-feira. Aos sábados não abre.
A sala de leitura e pesquisa está à disposição dos leitores com limite de ocupação simultânea de 30 pessoas. Ao todo, são 84.509 exemplares ofertados e o prazo para devolução é de 20 dias, que pode ser renovado por telefone.
Durante a pandemia, a retirada de obras teve uma queda acentuada, com referência nos últimos três meses de julho. Em 2019, houve 1298 empréstimos e, em 2020, no primeiro ano de restrições foram retirados 182 livros, com queda de 86%. Já em 2021, os empréstimos atingiram 358 livros, ainda com uma queda de 73%.
Também é possível retirar obras da Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato, por meio do atendimento circulante.
A gestora da unidade Melba Ilho de Souza acrescenta que não há penalidade alguma no ato de devolução das obras retiradas durante a pandemia, já que muitos leitores deixaram de frequentar a biblioteca e estão ainda com livros emprestados em casa.
Vale reforçar que a as bibliotecas Mário de Andrade e Monteiro Lobato estão localizadas na Avenida Espanha na confluência com a Rua Carlos Gomes, no centro de Araraquara. Mais informações pelo telefone (16) 3332-0777.