A campanha da Ferroviária na Série D do Campeonato Brasileiro, até aqui, é a segunda melhor no geral da competição nacional. A equipe soma 34 pontos em 15 jogos, sendo 10 vitórias, quatro empates e uma derrota. São 24 gols feitos e apenas cinco tomados, tendo a melhor defesa da competição e um aproveitamento de 75,5%.
Além disso, a Locomotiva ficou 1.075 minutos sem sofrer gol, tornando-se a melhor marca da história do clube. E na Fonte Luminosa, a equipe só conquistou vitórias. São seis jogos disputados no estádio e seis vitórias, fazendo 16 gols e tomando apenas um, uma média de 2,6 gols por partida.
O técnico Elano Blumer usa a Fonte Luminosa como sua fortaleza. Ele assumiu o comando da equipe no dia 26 de abril, ainda no Campeonato Paulista, e fez seu primeiro jogo na sétima rodada da competição Estadual, no dia 29, empatando com o Santo André em 2 a 2.
De lá para cá, são só vitórias do treinador afeano em solo Araraquarense. Ainda no Paulistão, a Ferroviária enfrentou o Ituano e venceu por 1 a 0, no jogo que garantiu a vaga nas quartas-de-final.
Já na Série D, o time não sabe o que é perder em casa. Rio Branco de Venda Nova-ES, Águia Negra-MS, Patrocinense-MG, Boa-MG, Rio Branco-ES e Caldense-MG, todos foram superados pela Ferroviária, na Fonte Luminosa. Somando Paulistão e Brasileiro, a Locomotiva já soma oito jogos sem derrota em Araraquara. Sendo 7 vitórias e um empate. Marcando 18 gols e sofrendo três.
A primeira fase na Fonte Luminosa foi encerrada. Agora, o time e o estádio voltarão a se encontrar no jogo de volta do primeiro mata-mata da Série D, sábado, às 17 horas, contra o Brasiliense. Até o final da competição, a Ferroviária poderá decidir aqui, na sua casa e a esperança é que o retrospecto siga firme e forte, até o final.