A Ferroviária superou o Esportivo-RS por 2 a 1 na tarde deste sábado (25) no Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves-RS, pelo jogo de ida das oitavas de final do Campeonato Brasileiro da Série D. Gleyson e Bruno Leonardo marcaram os gols afeanos e Batista diminiu para o time da casa, todos no segundo tempo da partida.
A partida de volta está agendada para o dia 3 de outubro, domingo, às 16 horas, na Fonte Luminosa, em Araraquara. A Locomotiva joga pelo empate para carimbar sua classificação. Já o time gaúcho precisa vencer por dois gols para avançar direto ou por um gol de vantagem para levar a decisão para os pênaltis.
Na próxima fase, as quartas de final, a competição muda seu sistema de definição de confrontos e não contará com sorteio. Os enfrentamentos serão definidos com base na campanha de cada equipe ao longo do campeonato. Por isso, para a sequência do Brasileiro, o chaveamento fica da seguinte forma: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. No momento, a Ferroviária é o time de melhor campanha na competição nacional.
O jogo
O primeiro lance de perigo real do jogo ocorreu aos 26 minutos, quando Batista, do Esportivo, aproveitou um cruzamento pela esquerda e finalizou, de frente para o gol, mas a bola passou por cima do travessão.
A Ferroviária assustou aos 36, em cobrança de falta dentro da meia-lua da área, onde Léo Rigo bateu forte e rasteiro para ver a bola raspar a trave esquerda do goleiro Otávio Passos.
Aos 41, Júlio Vitor recebeu pela meia esquerda, cortou para o meio e acertou uma bomba que exigiu uma boa defesa do goleiro em seu canto direito.
No segundo tempo, a primeira oportunidade de gol foi do Esportivo aos 13 minutos, quando Chicão acertou um forte chute rasteiro de longe e a bola passou perto da trave direita de Saulo.
A Locomotiva abriu o placar aos 17 minutos, quando Júlio Vitor recebeu no bico da área pelo lado esquerdo, arriscou o chute cruzado e Gleyson, dentro da pequena área, desviou para a rede: 1 a 0!
Aos 33, a Ferroviária ampliou: Em cobrança de escanteio cruzada na área, o zagueiro Bruno Leonardo subiu sozinho e desviou de cabeça para estufar a rede: 2 a 0!
O time da casa diminuiu a vantagem aos 50: após cruzamento na área em cobrança de escanteio, Saulo tocou na bola, mas não conseguiu afastar e Batista, na segunda trave, acertou um voleio sem chances de defesa para o goleiro afeano: 2 a 1.
Fonte Luminosa terá torcida
Com a liberação de público em jogos da Série D por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), deu tempo para que os gaúchos abrissem os portões para o jogo deste sábado. Entretanto, o regulamento da competição prevê que um clube só pode receber público se o adversário também tiver essa oportunidade. Com a liberação do governo de São Paulo para receber 30% no público nesse estágio inicial, o jogo de volta, marcado para domingo da próxima semana (3), às 16 horas, na Fonte Luminosa, também contará com a presença dos torcedores. A Ferroviária deve divulgar nos próximos dias as informações sobre a venda de ingressos.
FICHA TÉCNICA
ESPORTIVO-RS 1 x 2 FERROVIÁRIA
Local: Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS);
Data/Horário: Sábado, 25 de setembro, 16h;
Arbitragem: Ivan da Silva Guimarães Júnior, auxiliado por Uesclei Regison Pereira dos Santos e Anne Kesy Gomes de Sa (todos do AM);
Cartões amarelos: Lailson, Gutierrez e Milanez (Esportivo) e Marquinhos (Ferroviária);
Gol: Batista (50' do 2T) para o Esportivo-RS; Gleyson (17' do 2T) e Bruno Leonardo (33' do 2T) para a Ferroviária;
ESPORTIVO – Otávio Passos; Gutierrez, Milanez, Rafael Dumas e Rennan; Chicão, Norton, Cafu e Lailson; Batista e Afonso. Técnico: Rogério Zimmermann;
FERROVIÁRIA – Saulo; Bruno Leonardo, Léo Rigo e Gustavo Medina; Bernardo, Marquinhos, Ian Luccas (PH), Jefinho (Luan) e Bruno Santos; Júlio Vitor e Gleyson. Técnico: Elano.