O Palmeiras ainda sonha com o título Brasileiro. Na noite desta quarta-feira (20), os paulistas conquistaram importante vitória sobre o Ceará, por 2 a 1, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), em jogo adiado da 19ª rodada. Zé Rafael e Deyverson marcaram os gols do time alviverde fora de casa.
Com a vitória. a segunda seguida, o Palmeiras subiu na classificação e assumiu a terceira posição, com 46 pontos ganhos. Tem a mesma pontuação que o Flamengo (2º), mas com pior saldo de gols (25 a 7) e ainda tem três jogos a mais que os cariocas (27 a 24). A distância para o líder Atlético-MG é de dez pontos, que tem um jogo a menos. Já o Ceará é apenas o 14º colocado, com 31 pontos. Está a três pontos do Juventude, 17º e primeiro time na zona de rebaixamento.
No início do jogo, o Ceará teve as principais oportunidades de gol, mas o Palmeiras teve mais competência para abrir o placar no final do primeiro tempo. A partida começou com o time cearense acelerando a troca de passes, enquanto o Palmeiras apostou num futebol mais cadenciado para passar pela marcação adversária.
Aos 36 minutos, Lima recebeu dentro da área e ajeitou para Erick finalizar colocado. O goleiro Weverton caiu no canto direito e fez grande defesa. Empolgado, o Ceará continuou em cima e voltou a assustar aos 40, desta vez após cruzamento de Fernando Sobral e chute forte de Vina, para nova ótima defesa do goleiro palmeirense.
Só que o Palmeiras arrancou ótima falta antes do intervalo, quando o zagueiro Luiz Otávio colocou a mão na bola na entrada da área. Aos 48, Zé Rafael e Raphael Veiga ficaram perto da bola, mas foi Zé Rafael quem cobrou e mandou no ângulo do goleiro Richard, fazendo o único gol do primeiro tempo.
No segundo tempo, o Ceará voltou com postura mais ofensiva e pressionou o Palmeiras. Lima finalizou aos cinco e aos oito minutos, todas com muito perigo. Os paulistas apostaram nos contra-ataques e chegaram a marcar aos 11 minutos com Luiz Adriano, mas o gol foi anulado por impedimento de Rony na origem do lance.
O Palmeiras conseguiu frear a pressão do Ceará e aos 26 minutos encontrou o segundo gol. Em sua primeira participação na partida, Gustavo Scarpa recebeu pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro para Deyverson completar na saída do goleiro Richard. Gol com a estrela do técnico Abel Ferreira, que colocou a dupla em campo no segundo tempo.
Com 2 a 0 no placar, o Ceará foi para o tudo ou nada, alçou bolas na área do Palmeiras e conseguiu descontar aos 43 minutos com Cléber. Mas foi tarde demais. O Palmeiras ainda teve outro anulado antes do fim da partida.
O Ceará volta a campo no sábado para enfrentar o Juventude, às 17h, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). Enquanto o Palmeiras jogará na segunda-feira (25) diante do Sport, às 21h30, no Allianz Parque, em São Paulo.