Araraquara registrou nesta terça-feira, dia 4, o total de 699 pessoas em quarentena por causa de contaminação pelo Coronavírus. O número é oito vezes superior ao registrado no boletim diário do Comitê de Contingência do Coronavírus do dia 24 de dezembro, quando os dados informavam que 86 pessoas permaneciam em quarentena.
O total de pacientes internados em leitos de UTI também registrou aumento, saltando de 1 para 4 no mesmo período – 400% a mais.
O número de pessoas contaminadas pela Covid-19 cresce em ritmo acelerado nos últimos dias em Araraquara. A Secretaria Municipal da Saúde confirmou recentemente a circulação da variante Ômicron na cidade e, consequentemente, a transmissão comunitária (circulação do vírus entre pessoas da mesma cidade).
A busca por atendimento médico na UPA da Vila Xavier, nesses primeiros dias de janeiro, cresceu consideravelmente ao ponto de provocar superlotação. Pacientes precisaram esperar horas por atendimento. Fato que não ocorria há pelo menos 6 meses.
Nesta terça-feira, dia 4, após diversas reclamações de pacientes, a Secretaria da Saúde ampliou os locais de atendimento para pacientes com sintomas de Covid. Os postos de saúde do CEACP, Semi Dei 1, Jardim Paulistano e Santa Angelina passaram a realizar esses atendimento entre 17h e 20h. O objetivo é diminuir a concentração e desafogar a estrutura de atendimento na UPA da Vila Xavier (polo de triagem para casos de Covid-19)
Nesta terça-feira Araraquara registrou mais 214 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 25,9% de 826 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual é de 27,85% de 675 amostras, com 188 positivados.