A sede do GASPA (Grupo de Apoio aos Portadores do Vírus HIV) localizado na avenida La Salle, 708, no Jardim Primavera, teve a estrutura vandalizada e precisará fechar as portas em Araraquara.
Mesmo com grades, as portas e janelas do local foram quebradas, o alarme destruído, armários revirados e os aparelhos eletrônicos foram furtados. Após três furtos seguidos, o projeto pode acabar devido à falta de recursos.
O que o GASPA faz?
O GASPA é uma associação que acolhe portadores do vírus HIV, atende famílias que têm pessoas soropositivas e presta assistência aos parentes de pacientes que faleceram em decorrência do vírus.
Aberta há 27 anos, a instituição dá apoio ao portador de HIV promovendo atendimento com profissionais especializados: psicólogos, advogados, terapeutas e nutricionistas. O atendimento é totalmente gratuito e os serviços são prestados por meio de trabalho voluntário. Devido ao cenário relatado, os profissionais terão que ser dispensados e o atendimento presencial será suspenso caso o problema não seja solucionado.
O projeto também doa cestas básicas e oferece auxílio social às famílias, além de fazer arrecadação de brinquedos para crianças carentes na época de Natal.
Atualmente, o grupo passa por dificuldades e precisa da mobilização da comunidade para manter as atividades.
Como ajudar?
“Não existe projeto federal, municipal ou estadual e nenhum tipo de apoio do poder público”, relata Elenice Aparecida de Carvalho, presidenta do GASPA.
Segundo ela, o prédio, após as invasões, precisa de reformas urgentes.
"Aqueles que quiserem colaborar com a doação de vidros para reparo das janelas e portas e tintas para manuntenção, pois precisamos arrumar o lugar", afirma Elenice.
A associação também precisa de um novo espaço para que os profissionais habilitados possam atender os pacientes.
Telefone para doações – 16 99140-1834 – Elenice.
Email: gaspa-onghiv_araraquara@hotmail.com
PIX: CNPJ – 00317413000102.
Qualquer ajuda será bem-vinda!