Diante do considerável aumento de casos de contaminação pela Covid-19, em Araraquara, a Prefeitura decidiu reabrir na próxima segunda-feira, dia 10, o Hospital de Campanha. A estrutura será utilizada como Centro de Testagem. A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira (6) pelo prefeito Edinho Silva (PT).
O prefeito destacou que o local não terá leitos para internação. "As nossas unidades, tanto o hospital do Melhado, a Santa Casa, o hospital de Américo, dão conta dessa internação", disse Edinho. E reforçou que a curva de contaminação do Coronavírus está muito forte em Araraquara. "As nossas unidades [de saúde] estão todas sobrecarregadas, ampliamos a nossa capacidade de testagem na Praça de Santa Cruz e Terminal de Integração e também estão sobrecarregados", disse Edinho pelas redes sociais.
Nesses primeiros dias de 2022, com a circlação da variante Ômicron no município, a Secretaria da Saúde de Araraquara precisou reestruturar o atendimento aos sintomáticos e assintomáticos de casos de Covid. Logo depois das festividades de fim de ano a UPA da Vila Xavier teve sua capacidade de atendimento estrangulada. Outros pontos de testagem foram abertos na cidade, como os postos de saúde do CECAP, Selmi Dei I, Jardim Paulistano e Santa Angelina. O horário de testagem de assintomáticos na Praça de Santa Cruz e Terminal Central de Integração (TCI) também foi ampliado.
Hospital de Campanha
O Hospital de Campanha de Araraquara, montado no início da Pandemia, funcionou com leitos de enfermaria e UTI – Unidade de Terapia Intensiva até novembro de 2021, quando a cidade passou registrar casos positivos de Covid abaixo de 20 ao dia. A ocupação de leitos de UTI ficou zerada em algumas oportunidades. As atividades foram encerradas, mas a estrutura do hospital não foi desmontada.
Aumento de contaminação
Araraquara registrou nesta quinta-feira, dia 6, mais 522 casos positivos de Coronavírus, o equivalente 33,52% de 1.557 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual é de 37,75% de 1.176 amostras, com 444 positivados.
Hoje, 11 pacientes estão internados: 10 em enfermaria, sendo 8 confirmados e 2 suspeitos, e 1 confirmado na UTI. Destes 11 internados, 7 são moradores de Araraquara e 4 residem em outros municípios. Eles são de Américo Brasiliense (2), Boa Esperança do Sul e São Carlos.