InícioNotíciasVítima cai em golpe e perde R$ 7 mil em Araraquara

Vítima cai em golpe e perde R$ 7 mil em Araraquara

Criminosos se passaram por funcionários de agência bancária e receberam cartão e senha de acesso

Na tarde desta quinta-feira (18), em Araraquara, uma moradora foi vítima do "golpe do cartão". Segundo informações, os criminosos fizeram contato telefônico com a vítima e simularam ser funcionários de uma agência bancária. Eles disseram que havia uma compra suspeita, não reconhecida pela titular do cartão e que, por isso, o mesmo precisaria ser bloqueado. Em seguida, solicitaram a senha e enviaram um "motoboy" para buscar o cartão, que seria periciado pelo banco. 

De posse de cartão e senha, os criminosos efetuaram saques e deixaram um prejuízo de R$ 7 mil. Em reportagem do Jornal da Morada, outros moradores relataram ter recebido o contato telefônico e contaram como perceberam o golpe antes de entregar cartão e senha. Confira no vídeo abaixo.

 

*Como funciona o golpe

O golpista liga se passando por um funcionário do banco ou da administradora de cartões, muitas vezes informando os dados verdadeiros do cliente para passar credibilidade, e afirma que o cartão foi clonado ou que há compras suspeitas, sendo necessário o cancelamento do cartão. Para efetuar o cancelamento, orienta o cliente a digitar alguns dados no telefone, entre eles a senha do cartão, e para concluir o cancelamento, orienta o cliente a cortar o cartão ao meio que um motoboy irá buscar o cartão na residência do cliente ou em outro local para segurança da operação.

Com os dados do cliente, a senha e o chip em mãos, os golpistas fazem diversas compras no cartão, gerando prejuízos de milhares de reais.

*Como se prevenir

​Caso você desconfie de alguma ligação, desligue o telefone e retorne para a Central de Atendimento da agência bancária ou operadora do cartão, ligando de outro número de telefone ou preferencialmente 5 minutos após a ligação suspeita (os golpistas grampeiam o telefone do cliente por até 2 minutos após a finalização do contato, mesmo o cliente ligando para o número informado no cartão é o fraudador quem “atende” a ligação do cliente).

Os números de telefone podem ser encontrados no site do banco ou no verso do seu cartão.

O banco nunca recolhe cartões bancários, mesmo que inutilizados.

Pedir que o cliente digite ou informe​ senhas também não é uma prática do banco.

Caso precise jogar fora um cartão, destrua-o completamente, cortando seu chip ao meio, e nunca o entregue a ninguém.

 

*Com informação da Caixa Econômica Federal 

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