A criança encontrada abandonada na praça do CECAP, em Araraquara, na tarde do último sábado (3), segue recolhida em um abrigo do município. Ele foi levada ao local após o Conselho Tutelar ser acionado por populares que presenciaram quando a criança desceu de um veículo Ford/Ecosport, de cor preta, e foi deixada na praça pelos ocupantes.
A criança, de 5 anos de idade, tem deficiência auditiva e de fala e, por isso, não conseguiu informar seu nome, de seus pais ou onde morava. A mãe retornou horas depois ao local e procurou as autoridades. O menor, no entanto, foi mantido sob custódia dos órgãos de defesa da criança e do adolescente porque a mãe não apresentou documentos que comprovasse a identidade da criança, além de apresentar confusão nas informações passadas à Polícia.
Desde então, o Conselho Tutelar localizou os documentos e a família da criança, em Borda da Mata, município de Minas Gerais. “Infelizmente essa criança não será entregue à genitora. Há uma avaliação da promotora [da Infância e Juventude] e do juiz da Vara da Infância. A partir de 24 horas, com as informações que nós levantamos, essa criança nunca esteve numa escola. Portanto, há outras violações a serem respondidas pela genitora”, afirmou Márcio Servino, conselheiro tutelar.
O pai e um avô da criança foram localizados. O avô, inclusive, esteve em Araraquara, nesta segunda-feira (5), mas não pode levar a criança por inconsistências na documentação. A expectativa é que o pai, que tem outros três filhos sob sua guarda, também receba o menino, após avaliação da Vara da Infância de Araraquara.