InícioCidadesCidadeCaso Isaías: exames apontam impossibilidade de cirurgia

Caso Isaías: exames apontam impossibilidade de cirurgia

Diagnóstico médico revela que o menino possui apenas uma pequena fração do cérebro em operação

Na tarde desta terça-feira (11), Denis Aparecido Teixeira de Lima, pai do garoto Isaías Oliveira Teixeira de Lima, de 9 meses, relatou por vídeo o resultado dos exames realizados após a transferência a um especializado na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Cinco dias após sua admissão no Complexo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, no Hospital da Criança Santo Antônio, unidade Neonatal, o diagnóstico médico revelou que Isaías possui apenas uma pequena fração de seu cérebro em operação, justamente a parte que mantêm o coração funcionando, assim como a atividade pulmonar. 

Por causa da condição de saúde da criança, os pais foram informados que qualquer intervenção cirúrgica seria extremamente arriscada e que Isaías poderia não sobreviver.

A família segue hospedada em um hotel a 800 metros do hospital em Porto Alegre. A expectativa é que o plano de saúde encontre uma vaga na unidade neonatal de Araraquara, para onde ele deve retornar nos próximos dias.

O milagre

O bebê, que nasceu com uma deformidade rara que expõe seu cérebro, luta deste de seu nascimento pela vida. Primogênito do jovem casal Denis e Vanessa, passou boa parte de seu tratamento em casa, até voltar ao Hospital São Paulo em Araraquara por causa de uma pneumonia.

Durante sua permanência na unidade hospitalar, a família procurou por algum especialista que pudesse resolver a exposição de seu cérebro e assim dar mais qualidade de vida a Isaías.

Uma batalha judicial foi travada e a mobilização envolveu diversos setores da sociedade araraquarense, além de cantores sertanejos que se comoveram com sua história.

A criança teria que ser transferida para Porto Alegre, onde uma equipe multidisciplinar, com longo histórico de cirurgias desta natureza realizadas com sucesso, aguardava a criança.

Enquanto o impasse judicial se arrastou, uma mobilização foi iniciada na tentativa de alcançar o montante de R$ 120 mil para arcar, de forma particular, com o transporte e a acomodação dos pais no sul do país. Enquanto a família aguardava a autorização do plano de saúde, uma solicitação foi enviada para a FAB (Força Aérea Brasileira), que poderia realizar o transporte do menor. 

Na manhã da última quinta-feira, 6 de outubro, após a confirmação de que a FAB faria o transporte, o plano de saúde também autorizou o transporte aéreo. As 11h30 do mesmo dia, Isaías e sua família decolavam para Porto Alegre.

Em contato com a reportagem, Denis disse ainda que o especialista de Porto Alegre relatou que a criança é um verdadeiro milagre, pois desconhece outro caso em que um bebê tenha sobrevivido tanto tempo com as mesmas condições clinicas que Isaías possui (confira vídeo abaixo).

https://www.youtube.com/watch?v=mx6GE8BITNk

Notícias relacionadas

Mais lidas