A Polícia Militar deteve na noite desta sexta-feira (21), um homem acusado de participar do latrocínio (roubo seguido de morte), da idosa Leodyl Zanon Mendes, de 79 anos, ocorrido em Santa Lúcia-SP. O crime aconteceu na manhã de um sábado, dia 29 de maio de 2021, na Avenida Hermínio Pongellupi, no centro da cidade e abalou toda a população.
Nesta sexta-feira, o homem de 26 anos foi encontrado perambulando pela Rua José Barbieri Neto, na região da Chácara Flora. Ao avistar a viatura, o acusado começou a correr, mas foi detido pelos PMs. Na abordagem, foi constatado que contra ele havia o mandado de prisão pelo crime do Artigo 157 do Código Penal, mais precisamente, ligado ao fato ocorrido na pacata cidade de Santa Lúcia.
O indivíduo, que tem residência no mesmo município onde o crime ocorreu, foi conduzido ao Plantão Policial, onde negou qualquer participação no caso. Apesar dos indícios que existem contra ele, o rapaz disse que não estava foragido e sim que apenas teve problemas familiares, por isso estava longe de casa todo esse tempo.
Em cumprimento do mandado de prisão, o homem foi autuado e encaminhado à Cadeia Pública de Santa Ernestina-SP. Poucos dias após o crime, em 03 de junho de 2021, um outro homem acusado de participar do latrocínio, de 19 anos, se apresentou na delegacia, em Araraquara. Contra ele havia um mandado de prisão temporária para apuração de sua participação no latrocínio. Na ocasião, ele estava acompanhado de familiares e de um advogado.
O crime
No dia dos fatos, uma testemunha foi até a casa da vítima após ouvir gritos na residência e se deparou com dois indivíduos encapuzados fugindo do local. A testemunha tentou segurar um dos elementos, mas não conseguiu. Os dois homens empreenderam fuga a pé em uma plantação de cana, a poucos metros da residência.
A testemunha encontrou a idosa Leodyl caída inconsciente em um corredor. Ela estava com a boca amordaçada com fita isolante na boca e nariz e também tinha as mãos amarradas por abraçadeiras plásticas. A casa estava toda revirada.
As fitas foram retiradas de sua boca e a testemunha acionou o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a Polícia Militar. A idosa chegou a ser socorrida ao Pronto Socorro de Santa Lúcia, mas não resistiu e veio a óbito.
A perícia foi chamada no local e o corpo liberado para o IML. A Polícia Militar de Santa Lúcia, com o apoio de viaturas de Rincão, fez buscas pela região na procura dos elementos, se utilizando de imagens de câmeras de segurança que captaram a fuga dos indivíduos.
No dia do crime, o PORTAL MORADA acompanhou a ocorrência em live através do FACEBOOK (veja aqui).