Por volta de 8h da manhã deste sábado (22), a Guarda Civil Municipal foi acionada pelo proprietário de um pasto entre o Jardim Popular e o Portal Terra da Saudade, em Matão-SP, pois o homem encontrou cinco bovinos mortos no local, sendo quatro fêmeas e um macho.
Imediatamente a GCM solicitou a presença do médico veterinário João Alberto Castelo Branco Fonseca, que tem mais de 40 anos de experiência na área. O médico escolheu um dos animais para a coleta de órgãos para os devidos exames.
Segundo o médico, a possibilidade é de que os animais tenham morrido pela ingestão de alguma substância tóxica. O doutor tem algumas suspeitas, mas não quis afirmar o que ocorreu até a conclusão dos exames.
Dentro do animal que foi analisado, o veterinário removeu uma sacola plástica (saco preto).
Os órgãos retirados do animal foram encaminhados a um Laboratório para análise, mas ele descarta, em princípio, que possa ser alguma doença contagiosa.
O proprietário, que suspeita de envenenamento, estava abalado com a situação e não calculou o prejuízo, que não deve ser pequeno, uma vez que foram quatro fêmeas mortas. A Polícia Civil irá investigar o caso.