A Ferroviária volta a campo nesta quarta-feira (9), às 21h30, no Estádio da Fonte Luminosa, onde fará seu segundo jogo consecutivo em casa pelo Paulistão 2022. Dessa vez o adversário é a Ponte Preta, pela quinta rodada do estadual. O jogo terá transmissão ao vivo pelos canais Premiere e Paulistão Play. A Rádio Cultura, com a equipe Os Campeões da Bola, também transmite a partida pelo rádio (97,3FM), internet (clique aqui) ou Facebook (clique aqui).
Clique aqui para saber todas as informações sobre a venda de ingressos para a partida.
A Locomotiva do técnico Elano Blumer possui 6 pontos, conquistados após empate por 0 a 0 com o Corinthians em São Paulo, vitória sobre o Água Santa por 1 a 0 na Fonte Luminosa, empate por 1 a 1 com o Botafogo em Ribeirão Preto e outro empate por 1 a 1 com o Red Bull Bragantino em Araraquara. O time é o vice-líder do Grupo B, atrás de São Bernardo, com 7 pontos, e à frente de São Paulo e Grêmio Novorizontino, ambos com 1 ponto. Vale destacar que o São Paulo possui um jogo a menos (3 partidas) e o Novorizontino possui um jogo a mais (5).
O time araraquarense defende uma invencibilidade de 23 jogos (13 vitórias e 10 empates) e não sofre uma derrota há oito meses, desde o dia 5 de junho do ano passado, quando sucumbiu perante o Uberlândia-MG por 3 a 0 na estreia do Campeonato Brasileiro da Série D. Entretanto, Elano prefere deixar o histórico de lado e focar apenas no compromisso desta quarta-feira. “Temos que continuar somando os pontos, são 23 partidas invictos e ficamos felizes porque costumamos dizer que não pode comemorar muito quando ganha ou lamentar muito quando perde. Quarta-feira temos mais uma grande dificuldade em casa, que é a Ponte Preta, mas estamos no caminho certo, então vamos continuar trabalhando e nos organizando”, pontuou o treinador.
Sobre a escalação, o comandante afeano só deve divulgar momentos antes da partida, porém o bom desempenho do time no segundo tempo contra o Red Bull Bragantino pode fazer com que alguns atletas que entraram bem na partida disputem vagas entre os titulares, como o meia Guilherme Nunes e o atacante equatoriano Orejuela. Outras peças importantes são dúvidas para o confronto, como o lateral-direito Bernardo, com uma entorse no tornozelo, e o atacante Hygor, com uma lesão muscular. Já o atacante Julio Vitor, que vinha compondo o banco de reservas, cumpre isolamento após ser diagnosticado com Covid-19, motivo que também o tirou do jogo anterior.
O adversário
A Ponte Preta estreou no Paulistão 2022 com uma derrota por 3 a 0 para o Palmeiras no Allianz Parque e na sequência empatou por 2 a 2 com a Inter de Limeira no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. A primeira vitória da Macaca veio na quarta rodada, ao bater em casa o Grêmio Novorizontino por 2 a 0, porém acabou novamente derrotada na quarta rodada para o São Bernardo por 2 a 0 no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo. Com 4 pontos, a equipe de Campinas ocupa a quarta colocação do Grupo D atrás de Red Bull Bragantino (7), Santo André (5) e Santos (5).
A sequência instável no estadual já causa uma pressão no técnico Gilson Kleina, que para o jogo desta quarta poderá escalar dois reforços recém chegados ao clube: o meia João Pedro (ex-Paraná) e o atacante Ribamar (ex-Vasco da Gama), que já vinham treinando com o grupo e foram inscritos nesta semana.
Próxima rodada
Na próxima rodada, a Ferroviária voltará a atuar fora de seus domínios e enfrentará o Santo André em compromisso marcado para o próximo sábado (12), às 18h30, no Estádio Municipal Bruno José Daniel, em Santo André. Na sétima rodada, o adversário será o Palmeiras na quarta-feira, 16 de fevereiro, às 19h, na Fonte Luminosa, em Araraquara.
Regulamento
Nessa primeira fase do Paulistão 2022, os clubes enfrentam todos os oponentes dos outros três grupos em turno único na fase inicial, classificando os dois primeiros colocados de cada chave, que se enfrentam nas quartas de final. A partir das quartas de final, a competição passa a ser disputada no sistema de mata-mata, em jogo único, assim como a semifinal.
Somente a final será realizada com duelos de ida e volta. Duas equipes serão rebaixadas para a Série A2 de 2023 e essa definição, assim como nos anos anteriores, será baseada na pontuação obtida pelas equipes na classificação geral da primeira fase, sem considerar os grupos.
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA x PONTE PRETA
Local: Estádio da Fonte Luminosa, Araraquara;
Data/Horário: Quarta-feira, 9 de fevereiro, 21h30;
Arbitragem: Thiago Lourenço de Mattos, auxiliado por Neuza Inês Back e Paulo César Modesto; VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral;
FERROVIÁRIA – Saulo; Artur, Bruno Leonardo e Didi; Bernardo, Uillian Correia, Rafael Luiz, Gegê e João Lucas; Hygor (Guilherme Nunes) e Bruno Mezenga. Técnico: Elano Blumer;
PONTE PRETA – Ygor Vinhas; Kevin, Fábio Sanches, Fabrício e Guilherme Santos; Léo Naldi, Matheus Jesus e Fessin; Niltinho Pedro Júnio e Lucca. Técnico: Gilson Kleina.
JOGOS DA FERROVIÁRIA NA 1ª FASE
1ª rodada – 25/1 – Terça-feira – 21h
Corinthians 0 x 0 Ferroviária
2ª rodada – 29/1 – Sábado – 18h30
Ferroviária 1 x 0 Água Santa
3ª rodada – 1/2 – Terça-feira – 21h
Botafogo 1 x 1 Ferroviária
4ª rodada – 6/2 – Domingo – 20h30
Ferroviária 1 x 1 Red Bull Bragantino
5ª rodada – 9/2 – Quarta-feira – 21h30
Ferroviária x Ponte Preta
6ª rodada – 12/2 – Sábado – 18h30
Santo André x Ferroviária
7ª rodada – 16/2 – quarta-feira – 19h
Ferroviária x Palmeiras
8ª rodada – 20/2 – domingo – 20h30
Inter de Limeira x Ferroviária
9ª rodada – 26/2 – sábado – 20h30
Ituano x Ferroviária
10ª rodada – 5/3 – sábado – 18h30
Ferroviária x Santos
11ª rodada – 12/3 – sábado – 16h
Guarani x Ferroviária
12ª rodada – 20/3 – domingo – 16h
Ferroviária x Mirassol
Clique aqui para conferir a tabela completa