Especificamente na Rua Geraldo Armando Cardoso, no Jardim das Flores, vários sacos de lixo foram amontoados em quatro quarteirões para a posterior retirada, que acabou não ocorrendo. Outras ruas do bairro, assim como no Jardim Universal (bairro ao lado), ocorre o mesmo.
Por conta da situação bastante debatida sobre a proibição e depois a autorização da volta dos estribos nos caminhões e a segurança dos coletores, a coleta passou por um impasse e por conta disso, houve atraso nos trabalhos em vários bairros.
Durante a live, muitos internautas relataram a mesma situação em diversos pontos da cidade e temem a piora por conta também do mau cheiro causado pelo lixo não retirado. No entanto, a maioria da população aguarda ansiosamente a normalização e entende que o trabalho dos coletores é difícil e que eles necessitam de respeito e segurança para realizar esse tipo de serviço, que é essencial para a população.
Ficou decidido que o DAAE tem prazo de até 3 anos para permitir que a empresa responsável pela coleta de lixo domiciliar em Araraquara transporte os coletores nos estribos dos caminhões.
A situação da coleta deverá se normalizar nos próximos dias.