O atacante Vitinho, que viveu um drama desde a última quinta-feira (24) em Kiev com a invasão da Rússia à Ucrânia, conseguiu deixar o país e chegou nesta terça-feira (01) em Curitiba-PR, após ter sido recepcionado pelos seus familiares no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. O atleta surgiu nas categorias de base da Ferroviária e foi revelado profissionalmente pelo Athletico-PR antes de ser negociado com o Dínamo de Kiev, clube ucraniano, que defende atualmente.
O jogador se encontrava em um bunker de proteção com a esposa e o filho de dois anos, além de outros brasileiros que pediam ajuda ao governo para retornar ao Brasil (clique aqui para conferir a matéria). Eles conseguiram deixar a capital ucraniana em um trem com suas famílias e chegaram nesta terça ao país.
Vitinho mal desembarcou e já tem seu nome sondado por clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, entre eles o próprio Athletico, que aguarda um posicionamento da FIFA sobre sua situação. O atleta de 22 anos, que tem contrato com o time ucraniano até junho de 2026, manifestou a vontade de pelo menos treinar no clube enquanto seus representantes definem seu futuro. O Internacional e o São Paulo também estariam na briga pelo jogador.
Mais sobre Vitinho
Vitor Hugo Naum dos Santos nasceu em São José dos Campos, mas o caminho do futebol o trouxe a Araraquara, onde brilhou na equipe sub-15 da Ferroviária em 2014, com 16 gols e a artilharia do Campeonato Paulista da categoria. Na ocasião, o clube de Araraquara ainda contava com a parceria com o Athletico-PR, que o levou para integrar suas categorias de base.
Com seu estilo veloz e habilidoso pelas beiradas do campo, o atleta ganhou espaço e se destacou nas equipe de formação do Furacão, até se profissionalizar pelo clube. Em 2019, foi um dos destaques do time que sagrou-se campeão paranaense e que levantou a taça da Copa do Brasil. Em agosto do ano passado, foi negociado pelo Dínamo de Kiev, da Ucrânia, com contrato válido por cinco temporadas.