Após o município de Araraquara ser classificado como acima do limite de segurança por estudo feito pela Repórter Brasil, organização não governamental brasileira independente especializada em comunicação e projetos sociais, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) se pronunciou a respeito do assunto e rebateu a pesquisa publicada.
Este estudo promovido pela Repórter Brasil revela que na água utilizada para o consumo humano foi detectada a presença de substâncias químicas que colocam em risco à saúde humana. O levantamento abrangeu 763 municípios brasileiros e considerou dados que compõem a base de controle do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, o Sisagua, do Ministério da Saúde. De acordo com a agência, os dados foram interpretados de acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde. (Entenda o caso aqui).
O que diz o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae)?
O Daae, em contrapartida as informações divulgadas, esclarece que segue rigorosamente todas as normas e padrões estabelecidos pela Portaria 888/21, que rege os padrões de potabilidade da água, bem como os tipos de análises e frequência da coleta de amostras.
A autarquia também afirma que, em momento algum, o Daae foi notificado por órgão oficial de controle sobre qualquer alteração nos padrões de potabilidade da água para consumo humano. Ainda, por meio de nota, a instituição reforça que possui uma equipe técnica altamente qualificada e preparada, formada por servidores públicos que, em sua maioria, há décadas prestam serviço e garantem a qualidade da água de Araraquara. A água do município possui todos os certificados de qualificação das agências reguladoras como a ARES, bem como a monitoria, fiscalização e certificação do ISO.
Para elucidar os apontamentos, todas as informações presentes no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), que serviu de base para a elaboração do estudo, são alimentadas pelo próprio Daae. Portanto, dados sustentados pelos relatórios elaborados cotidianamente pela autarquia que atestam a qualidade da água do município de Araraquara.
O Daae ainda enfatiza que elabora de duas em duas horas relatórios sobre a qualidade da água captada em suas estações, sempre agindo com muita transparência e zelo pelos interesses públicos. Todas as informações divulgadas pelo estudo serão apuradas e verificadas.