InícioNotíciasEconomiaAraraquara inicia o ano com saldo positivo de emprego

Araraquara inicia o ano com saldo positivo de emprego

Foram abertas 615 novas vagas na cidade; resultado aponta melhoria na comparação com dezembro de 2021

Araraquara iniciou o ano com saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada. Em janeiro, foram estabelecidas 615 novas vagas no município, decorrentes de 3.325 admissões e 2.710 desligamentos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (10) pelo Ministério do Trabalho e Previdência, e analisados pelo Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara.

Essa apuração apresenta o maior patamar da série histórica do Novo Caged, iniciada em janeiro de 2020, com o estoque de empregos formais em 77.938 trabalhadores. O resultado ainda apresenta melhoria na comparação com dezembro de 2021, mês em que houve uma retração na geração de empregos – quando o número de desligamentos ultrapassou as admissões em 287 vagas. Em janeiro de 2021, foram abertas 662 novas vagas, enquanto no mesmo mês do ano anterior (2020), o saldo positivo indicou 382 aberturas.

Para João Delarissa, economista do Sincomercio Araraquara, os números mais recentes do emprego formal apontam para a continuidade da recomposição do mercado de trabalho no município. "Depois do encerramento de 4.546 vagas entre março e agosto de 2020, em quatorze dos dezesseis meses entre setembro de 2020 e janeiro de 2022, o número de admissões superou os desligamentos. Nesse período, 7.173 postos de trabalho foram criados, grande parte apoiado pelo programa emergencial de manutenção do emprego e da renda, que auxiliou o setor empresarial na sustentação dos contratos durante o auge da crise sanitária. A expectativa é de que os próximos resultados sejam influenciados pelo término da medida, o que deve gerar uma desaceleração da criação líquida de postos de trabalho para o Brasil, assim como para Araraquara".

Para os próximos meses, outros fatores também não causam muito entusiasmo. "A forte elevação da taxa de juros promovida pelo Banco Central deve impactar o nível de emprego. Esse efeito deve ser sentido a partir do segundo trimestre deste ano e pode causar uma diminuição no ritmo do mercado de trabalho araraquarense", analisa Delarissa.

 

Setores

Os dados foram impulsionados pelo bom resultado da indústria em Araraquara, responsável pela abertura de 398 vagas, decorrentes de 779 admissões e 381 desligamentos. Em seguida, o setor de serviços contratou 1.426 e dispensou 1.213 trabalhadores, colaborando com 213 novas vagas.

A construção abriu 154 postos de trabalho, resultantes de 421 admissões e 267 desligamentos e a agropecuária ofereceu mais 6 vagas, por meio da contratação de 23 trabalhadores e o encerramento de 17 contratos.

O comércio ampliado – que compreende as atividades de varejo, atacado e reparação de veículos e motocicletas – foi o único segmento a registrar saldo negativo de movimentação. Foram 676 admissões e 832 desligamentos, totalizando 156 vagas de trabalho fechadas em janeiro. Dado puxado pelos contratos encerrados no comércio varejista (-235), com destaque para varejo não especializado (grupo em que se enquadram mercados, mercearias e armazéns). Por outro lado, o comércio por atacado registrou expansão de 73 novas vagas e o comércio e a reparação de veículos e motocicletas disponibilizou 6 postos de trabalho.

Notícias relacionadas

Mais lidas