O Fundo Social de Solidariedade de Araraquara distribuirá 8.488 unidades de absorventes arrecadados pelos organizadores da corrida Atalanta Run, realizada em 27 de março, em homenagem ao Mês Elza Soares e ao Dia Internacional da Mulher. O evento no Centro da cidade reuniu 550 atletas, que percorreram cinco quilômetros na prova principal e dois quilômetros na caminhada.
A entrega dos produtos ocorreu nesta terça-feira (12), na sede da instituição, na Vila Yamada. Segundo a presidenta do Fundo Social, Cidinha Silva, o órgão distribuirá os absorventes para a Casa Abrigo da Coordenadoria de Mulheres e para a direção da Associação São Pio Feminina. Os produtos também serão inseridos no kit de higiene pessoal das cestas básicas doadas às famílias em situação de vulnerabilidade social no município. A ação promovida propõe combate à pobreza menstrual.
O que é pobreza menstrual?
A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de acesso a produtos que ajudam a manter uma higiene básica e cuidados essenciais durante o ciclo menstrual. Este fator está atrelado à infraestrutura social e à condição de saneamento básico dos indivíduos, bem como a falta de acesso à educação necessária para reger a higiene menstrual e obter conhecimentos mínimos do próprio corpo.
Situação das pessoas que menstruam no Brasil
De acordo com o relatório “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seus domicílios e mais de 4 milhões não têm acesso a itens básicos de cuidados menstruais nas escolas. Ainda, 900 mil mulheres não têm acesso à água encanada e 6,5 milhões vivem em casas sem ligação à rede de esgoto, prejudicando assim, a higiene.
Devido à dificuldade em comprar absorventes, muitas vezes associada à condição financeira, pessoas que menstruam usam algodão, papel higiênico e até miolo de pão durante o período de menstruação. A pobreza menstrual gera estigmas, discriminação e acarreta na privação social e suspensão de atividades cotidianas, como ir à escola e frequentar o ambiente de trabalho, por exemplo.
A pobreza menstrual é uma pauta urgente e deve ser combatida a fim de melhorar e garantir qualidade de vida às pessoas que menstruam.
Doações
O Fundo Social de Solidariedade de Araraquara tem sede na Rua Imaculada Conceição, 3885, na Vila Yamada, com ala administrativa, galpão para armazenamentos de alimentos, roupas, material de higiene residencial, higiene pessoal e farmácia.
As doações podem ser levadas à sede ou retiradas nas residências ou endereços comerciais dos doadores. Com farmacêutica no atendimento, os remédios são dispensados mediante receita médica. Também há o serviço de descarte do medicamento vencido, que visa a qualidade de vida e preservação do meio ambiente.
Mais informações pelo telefone (16) 3331-5406, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.