A Secretaria Municipal da Saúde de Araraquara investiga duas mortes suspeitas por dengue no município. Em 2022 a cidade confirmou 6 óbitos causados por complicações da doença. Todas as mortes confirmadas ocorreram no mês de março, quando Araraquara confirmou o maior número de casos de dengue.
Segundo a Vigilância, no ano de 2022 foram registrados 3.763 casos confirmados de dengue. Foram 150 casos em janeiro, 690 casos em fevereiro, 2.328 em março e 595 em abril.
As duas mortes suspeitas estão sendo investigadas no SVO (Serviço de Verificação de Óbito).
Sintomas da dengue
Os sintomas de dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.
Ações de combate
Nesta terça-feira (19), os agentes de controle de endemias da Vigilância Epidemiológica realizarão trabalhos de vistoria casa a casa nos bairros do Jardim América e Vale do Sol. Outros serviços que serão realizados hoje são a nebulização, que passará pela Vila Ferroviária, e o fumacê, que será aplicado pela manhã no Jardim Lisboa e Cidade Azul e à noite no Jardim Brasil.
As ações fazem parte da atuação da Prefeitura no sentido de intensificar os serviços voltados para a contenção da epidemia de dengue na cidade. O trabalho consiste em bloqueio aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças como zika, chikungunya e febre amarela, além de orientações de prevenção.