O Santos assumiu a vice-liderança do Brasileirão ao golear o Cuiabá, por 4 a 1, neste domingo (8) à noite, na Vila Belmiro pela quinta rodada. Agora soma 10 pontos, apenas dois atrás do líder Corinthians. O time praiano continua com 100% de aproveitamento em casa sob o comando do técnico Fabián Bustos.
Com apoio da torcida, o Santos começou impondo velocidade ao jogo e teve a vantagem de abrir o placar logo aos dois minutos com Léo Baptistão. Após levantamento do lado esquerdo, Madson ajeitou de peito para Baptistão que, sem deixar a bola cair, deu um toque para levantar e outro para chutar a bola no ângulo direito de Walter. Um golaço, que abriu a perspectiva de uma grande vitória.
Mas não deu tempo da torcida comemorar porque o Cuiabá empatou aos 10 minutos, numa jogada bem trabalhada pelo Aldo esquerdo. Valdívia abriu para Uendel que levantou na área para a cabeçada de Alesson.
O visitante se animou e dominou o jogo por alguns minutos, até que o Santos voltou a equilibrar as ações. Daí criou chances três boas chances, uma delas com Léo Baptistão que passou por quatro adversários e só parou na dividida com o goleiro Walter.
O segundo gol também teve a participação de Léo Baptistão, que fez o passe preciso para Marcos Leonardo, na pequena área, só completar para as redes e fazer 2 a 1.
O jogo recomeçou mais lento no segundo tempo. O técnico Pintado passou a fazer suas trocas para ganhar força no Cuiabá, diante de um Santos um pouco acomodado. Por alguns momentos o jogo ficou perigoso. O técnico Fábian Bustos sentiu a pressão e também começou a fazer suas substituições. Colocou Bryan Ângulo e Rwan nos lugares, respectivamente, de Marcos Leonardo e Léo Baptistão. E revigorou a parte física com Lucas Braga na vaga de Ricardo Goulart.
As trocas do Santos deram resultado. Um minuto depois de entrar em campo, Bryan Ângulo ampliou o placar. Após escanteio, Eduardo Bauermann desviou de cabeça no primeiro pau e a bola sobrou no outro lado para um toque leve de Angulo para as redes aos 30 minutos. Dois minutos depois, Ângulo lançou Rwan em velocidade e ele deu uma cavadinha na saída desesperada de Walter: 4 a 1.
O Santos volta a campo na próxima quinta-feira (12) quando vai enfrentar o Coritiba, de novo na Vila Belmiro, pelo segundo jogo da terceira fase da Copa do Brasil. No Paraná, o time paulista perdeu por 1 a 0 e agora precisa vencer por dois gols de diferença para avançar de fase. No domingo (15), o Santos volta a atuar pelo Brasileiro diante do Goiás, em Goiânia, às 19h.