À partir da próxima terça-feira (27), a Secretaria de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana de Araraquara-SP, intensificará as ações de fiscalização do trânsito na cidade.
De acordo com o informado, serão ao menos duas blitze durante a semana, podendo ocorrer nos períodos da manhã, tarde e noite com a inclusão do etilômetro.
Entre os itens vistoriados estão as condições de segurança dos veículos, como falta de equipamentos obrigatórios, estado dos pneus, problemas de iluminação ou sinalização e placas, bem como a documentação dos veículos e condutores.
Em relação às motocicletas, a fiscalização em momentos pontuais irá abordar especialmente o problema de descarga livre de escapamento e das manobras arriscadas, que envolvem riscos não só para o motociclista, mas para os pedestres e os outros veículos – o que tem sido uma das principais causas de mortes no trânsito recentemente.
As infrações podem resultar em autuação (multa) ou mesmo no recolhimento do veículo ou da moto.
Segundo o Coronel Adalberto José Ferreira, secretário da pasta, a intenção é aumentar a educação no trânsito, com orientação para os riscos e prevenção de acidentes.
Radares móveis
Atualmente, apenas dois radares móveis estão em operação na cidade. De acordo com a pasta, os critérios para instalação seguem a legislação, além do estudo dos principais locais de acidente, ou que apresentam probabilidade de acidente, e das prioridades.
Os equipamentos devem estar em locais visíveis, com um agente acompanhando a ação, e só podem ser instalados em vias que tenham a velocidade a partir de 60 km por hora – como a Via Expressa.
O secretário ressaltou que “é importante esclarecer que todos os acidentes ocorridos neste ano foram em vias com velocidade baixa”, e que “nas vias em que a velocidade máxima permitida é menor que 60 km por hora não é possível colocar radar portátil, conforme determinam as normas” – daí a importância de respeitar os limites de velocidade e as demais sinalizações.
O secretário também explicou o motivo da escolha das vicinais para receber radares móveis. “O maior potencial de acidentes com gravidade está nas vicinais, então é preciso manter a fiscalização”. Porém, um estudo realizado pela secretaria mostrou a possibilidade de atuação com radar portátil em vias internas do município, a exemplo da Via Expressa e outras.
Sinalização
A secretaria informou que também deu início a revitalização e troca de semáforos e pintura de faixas e outras sinalizações horizontais por todo o município.