Um funcionário público foi preso em flagrante após abastecer seu carro particular com o cartão usado para abastecer veículos oficiais da Prefeitura de Araraquara.
O caso aconteceu na tarde desta quarta-feira (16) e foi fruto de uma investigação feita pelas equipes da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), depois de denúncias da ação do funcionário público.
As equipes abordaram o autor e no bolso da sua camisa estava o cartão usado para abastecer uma viatura do trânsito. O funcionário, de 45 anos, negou as acusações, mas assim que foi informado que imagens mostravam a subtração do cartão da viatura e do abastecimento no posto ele acabou confessando a ação.
O caso foi registrado em boletim de ocorrência e o autor foi preso em flagrante por peculato, ou seja, ação de subtração ou desvio, por abuso de confiança, de dinheiro público ou de coisa móvel apreciável, para proveito próprio ou alheio, por funcionário público. Após o registro da ocorrência, o autor foi encaminhado à cadeia pública de Santa Ernestina.
Em nota a Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública esclarece que a apuração e levantamento das informações que culminou com a prisão do agente de trânsito foram feitas pela administração pública municipal, através dos mecanismos de controle adotados.
Em razão da suspeita de prática de crime de peculato, o agente em questão passou a ser monitorado, o delito foi detectado e a denúncia foi encaminhada à Polícia Civil, que efetuou a prisão.
Depois disso, dando encaminhamento ao caso, a Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública instaurou processo administrativo disciplinar.