InícioNotíciasAgrupamento padrão “ROTA” realiza primeira ação em Araraquara

Agrupamento padrão “ROTA” realiza primeira ação em Araraquara

Policiais contaram com o apoio do canil e prenderam dois indivíduos por tráfico de drogas

Inaugurado oficialmente nesta terça-feira (17), o Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), em Ribeirão Preto, o agrupamento desencadeou a primeira ação em Araraquara. A operação resultou na prisão de dois rapazes, de 18 e 20 anos, responsáveis pela prática de tráfico de drogas no Residencial dos Oitis, na região do Jardim Iguatemi.

Segundo informações, os policiais deslocaram-se até o local para cumprir mandados de prisão, quando os dois indivíduos tentaram fugir da Polícia. Eles foram abordados e autuados em flagrante pelo tráfico de drogas. Dois apartamentos foram vistoriados. No local, a Polícia encontrou dois tijolos de maconha e 59 pinos de cocaína.

Os rapazes foram levados para a Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes (DISE) de Araraquara e, posteriormente, seriam conduzidos à cadeia Pública de Santa Ernestina.

 

O BAEP

Segundo o Governo do Estado, o novo grupamento da PM segue o padrão Rota de atuação e vai atender a 93 municípios da região de Ribeirão Preto. Com um efetivo de cerca de 200 policiais e 30 viaturas, o Baep contará com cinco grupos de canil, distribuídos nas cidades de Ribeirão Preto, Araraquara, Franca, Barretos e Sertãozinho, somando 49 cães. Além disso, terá um grupo de policiamento montado com 18 cavalos.

“O Baep é a elite da elite. São Paulo já tem a melhor Polícia Militar, Civil e Científica e corporação do Corpo de Bombeiros e, aqui em Ribeirão, temos 268 dos melhores homens e mulheres entre os melhores”, declarou o Governador João Doria durante a inauguração do agrupamento, o 11º dessa modalidade no estado.

Os Baeps foram criados para combater o crime de maneira mais ostensiva, já que as equipes atuam de forma semelhante aos padrões da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) e do policiamento de Choque.

Os policiais estão aptos para patrulhamento tático; gerenciamento de crises e negociações com reféns; busca e localização de artefato explosivos; conduta de patrulha em locais de risco; e controle de multidões e policiamento em eventos e praças desportivas.

As outras unidades estão nas cidades de Campinas, Santos, São José dos Campos, São Bernardo do Campo, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Barueri e zonas leste e central da capital. Juntos, somente neste ano, realizaram mais de 5 mil prisões e apreenderam 542 armas e cinco toneladas de drogas.

 

 

Notícias relacionadas

Mais lidas