O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, recebeu no último final de semana a última etapa nacional do Circuito Loterias Caixa. A competição reuniu cerca de 900 atletas de todo o país. Entre eles estava o nadador Alex Palhares Viana, da Fundesport de Araraquara, que conquistou a medalha de ouro nos 50 metros livre da classe S11 com o tempo de 0.28.47.
“Esse foi o meu melhor tempo do ano, o quarto melhor da minha vida e o sétimo do ranking mundial”, comemora o nadador.
Outras boas marcas poderiam ser comemoradas também, se não fossem por alguns empecilhos. Nos 100 metros livre, Alex fez o melhor tempo de sua vida e o nono do mundo ao cravar a marca de 1.05. Ele venceu a prova, mas acabou desclassificado. O nadador foi para a disputa sem seu técnico Alisson Alves da Silva, que não pôde ir por causa do nascimento de seu filho. Assim, Alex pediu a um dos outros técnicos que o ajudasse a tocá-los nas bordas – o toque com os bastões é obrigatório para evitar que os nadadores se machuquem. Ele contou com a ajuda no primeiro dia e combinou com o treinador para que o auxiliasse no segundo dia de disputa. “O rapaz não apareceu, não me tocou e eu fui desclassificado por causa disso. Aí não tem o que fazer. Ganhei mas não levei”, lamenta Alex.
Para finalizar, o atleta da Fundesport não pôde competir pelos 100 peito por causa de uma intoxicação alimentar. “De qualquer forma, o saldo foi muito positivo com melhoras de tempos. Agora é pensar nos Jogos Abertos do Interior, no Campeonato Paulista, e começar a direcionar o foco para 2018. Muito obrigado a todas as pessoas que têm me apoiado e aos meus patrocinadores pela confiança. Espero continuar correspondendo no próximo ano”, destacou o atleta, que conta com o apoio da Ótica Lupo, Serasa Experian, Farmácia Santa Paula, ParaDV e Fundesport.