InícioNotíciasGeralApós 50 anos, Ferroviária e XV de Piracicaba voltam a decidir um...

Após 50 anos, Ferroviária e XV de Piracicaba voltam a decidir um título

Em 1966, clubes definiram quem iria subir para a Divisão Especial do Campeonato Paulista

Ferroviária e XV de Piracicaba decidirão a Copa Paulista 2016. Dois dos mais tradicionais times do interior, as equipes também decidiram um campeonato há 50 anos. Em 1966, grenás e alvinegros fizeram os mais importantes jogos da história do confronto decidindo uma vaga na elite paulista.

Pioneiro da Lei do Acesso, quando venceu a segunda divisão em 1948, o XV de Piracicaba estreou na elite em 1949. Por sua vez, a Ferroviária, fundada em 1950, conquistou o seu primeiro acesso em 1955 e também passou a figurar entre os melhores times do estado. Em 1965, ambos integravam a primeira divisão e foram os piores entre os 16 clubes, terminando rebaixados para a divisão de acesso.

Já times respeitados no interior, XV de Piracicaba e Ferroviária iniciaram o torneio como favoritos para conquistar o acesso. O campeonato tinha 24 clubes divididos em dois grupos. O time piracicabano jogava a Série Paulo Machado de Carvalho, com equipes mais próximas da capital, enquanto a equipe grená compunha a Série João Mendonça Falcão, com clubes mais distantes da capital.

O regulamento previa que quatro equipes de cada grupo garantiam classificação para a segunda fase. O XV de Piracicaba fez valer o favoritismo em sua série e terminou na liderança, com 35 pontos (a vitória valia dois pontos e empate um), seguido por Ferroviária de Botucatu, Ponte Preta e Paulista de Jundiaí. O time araraquarense não fez por menos e também terminou líder de sua série, com 33 pontos ganhos, e garantiu vaga juntamente com Barretos, Francana e Santacruzense.

Os oito classificados formaram novamente dois grupos na fase seguinte. Diante de Ponte Preta, Paulista e Ferroviária de Botucatu, o XV de Piracicaba novamente se mostrou o melhor time e garantiu vaga ao somar nove pontos. A Ferroviária enfrentou as equipes classificadas de sua série na fase anterior e também se manteve como a melhor, somando dez pontos diante de Santacruzense, Barretos e Francana. Assim, o time grená e os piracicabanos se garantiam na decisão em busca da única vaga de acesso para a elite.

No dia 18 de dezembro de 1966, XV de Piracicaba e Ferroviária entravam no Pacaembu para fazer o primeiro jogo. Com gols de Passarinho, para os grenás, e Nicanor, para o alvinegro, a decisão ficou para a segunda partida, disputada três dias depois. Novamente no Pacaembu, Ferroviária e XV fizeram o derradeiro jogo do campeonato. Com vitória por 1 a 0 (gol contra de Nelson), a Ferroviária foi campeã e garantiu o acesso.
 

 

Notícias relacionadas

Mais lidas