Um novo ranking que aponta as melhores cidades do Brasil para se investir em negócios coloca, outra vez, Araraquara em destaque no cenário nacional.
O ranking da Consultoria Urban Systems, elaborado para a revista Exame, coloca Araraquara na 45ª posição dentre as 100 melhores cidades do País para investimentos.
Para classificar as melhores, a pesquisa analisou 28 indicadores, como sociodemografia (relativo ao desenvolvimento populacional), econômico, saúde, educação, financeiro, transporte e infraestrutura. A primeira colocada é a cidade de Barueri (SP).
O mesmo levantamento da Consultoria Urban Systems já havia colocado Araraquara em 49º lugar em 2015 e em 67º em 2014 entre as 100 melhores cidades do País para negócios, à frente de São Carlos, por exemplo, município vizinho do mesmo porte.
Zona de exportação
Em Araraquara, estão avançados os procedimentos para viabilizar a instalação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE). O processo seguiu todos os ritos exigidos pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, sendo que a licitação foi encerrada em 2015 e o documento elaborado pela Prefeitura já está em Brasília.
“Apesar da crise econômica que atinge o país, Araraquara está na contramão e ganhará mais um importante investimento. A ZPE está se tornando realidade, e, num futuro próximo, deverá gerar emprego e renda”, destaca o prefeito Marcelo Barbieri.
As Zonas de Processamento de Exportação caracterizam-se por serem áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de indústrias voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro.