A Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, participou nesta terça-feira (22), de uma webinar internacional, intitulada “O Potencial das Políticas Alimentares Urbanas na América Latina”, organizada pela rede Mercociudades e pelo Pacto de Milão.
O Mercocidades é uma rede de cooperação entre governos locais de países que fazem parte do Mercosul e de países associados. A organização, que conta com 380 cidades de 11 países, tem como objetivo promover a integração regional, o desenvolvimento e a cooperação entre as cidades. Já o Pacto de Milão é um acordo global que visa discutir políticas alimentares urbanas, com foco na fome, na segurança alimentar e no desenvolvimento de sistemas alimentares sustentáveis. O pacto foi concebido em 2015, na cidade de Milão, durante a Expo 2015, e já conta com mais de 200 cidades signatárias de todos os continentes.
A Coordenadora de Segurança Alimentar, Silvani Silva, representou Araraquara compartilhando com cerca de 60 participantes a estratégia “Araraquara Sem Fome”, um conjunto de programas e ações intersetoriais implantadas para combater a fome na cidade de Araraquara. Silvani apresentou alguns dos programas da estratégia, como os programas Bolsa Cidadania, Padaria Solidária, Jovem Cidadão e o Programa de Incentivo à Inclusão Social (PIIS).
“Araraquara foi convidada para apresentar as ações de combate à fome e segurança alimentar premiadas com Menção Especial, na categoria Governança do 8º Fórum Global do Pacto de Milão para a Política Alimentar Urbana, em 2022”, explicou Silvani. Na ocasião, ainda segundo ela, o município recebeu o reconhecimento pelas suas práticas junto com os municípios de Vancouver, no Canadá; Mouans-Sartoux, na França, e Nova Iorque, nos EUA.
A estratégia “Araraquara Sem Fome” também foi premiada, em 2023, com uma menção honrosa no Prêmio Josué de Castro, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo, com o programa Padaria Solidária – Inovação no combate à fome e ao desperdício de alimentos”
“A troca de experiências é uma oportunidade para continuarmos avançando nas políticas alimentares e nutricionais, visto que os sistemas alimentares, principalmente os da América do Sul, possuem características comuns. Então, compartilhar as experiências, sobretudo de governança, podem ajudar a vencer os desafios que as cidades enfrentam, além de enriquecer a compreensão e ampliar a nossa perspectiva sobre diferentes situações e contextos”, avaliou Silvani Silva.
Também participaram da webinar internacional, juntamente com a coordenadora municipal de Segurança Alimentar, o Chefe do Secretariado do Milan Urban Food Policy Pact (MUFPP), Filippo Gavazzeni; o Subsecretário de Desenvolvimento Produtivo, do município de Rio Grande, na Argentina, Facundo Armas, e o responsável pelo projeto AGRUPAR da ConQuito, da Cidade Cidade de Quito, no Equador, Pablo Garofalo. Os moderadores foram Maria Eugenia Hulten, Diretora de Políticas Alimentares do município de Rosário, Argentina, e Darklane Rodrigues Dias, Subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, de Belo Horizonte (MG).
Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.
Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br.