InícioNotíciasGeralAraraquara enfrenta cidade da Nicarágua hoje no Dia do Desafio

Araraquara enfrenta cidade da Nicarágua hoje no Dia do Desafio

Com inspiração nos jogos olímpicos, o evento convida as pessoas a participarem. Basta praticar qualquer esporte ou atividade física, individualmente ou em grupo, entre 0h e 21h e registrar a participa

A pouco menos três meses do início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o público brasileiro terá uma oportunidade de mostrar o seu amor ao esporte, mais precisamente nesta quarta-feira, dia 25 de maio, quando ocorre o Dia do Desafio. Coordenado pelo SESC SP no continente americano desde 2000, o evento esportivo chega a sua 22ª edição, mantendo sua proposta de despertar o interesse das pessoas de todas as idades pela prática de esportes e atividades físicas por meio de uma competição saudável entre cidades. Dessa vez, Araraquara tem como adversária a cidade de La Paz, da Nicarágua.

Este ano, o Dia do Desafio contará com o envolvimento de 3.400 cidades, de 19 países, que se enfrentarão num confronto amigável cujo principal objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da atividade física, além de fortalecer espírito comunitário e a integração social. Desde 2013, a competição faz parte da campanha MOVE Brasil, cuja iniciativa vai no mesmo sentido de aumentar o número de praticantes de esportes e atividade física no país até este ano.

Democrático, o Dia do Desafio é aberto a toda a população. No Brasil, o Sesc e seus parceiros promovem uma série de atividades, da 0h até as 21h do dia 25 de maio. Na programação do Sesc, atividades como passeios ciclísticos, caminhadas, jogos e brincadeiras, recreação para crianças, adultos e pessoas da terceira idade, além de demonstrações e vivências de modalidades esportivas tradicionais, como futebol, vôlei, handebol e diversas práticas menos conhecidas, como flag. Além disso, serão realizadas atividades em locais públicos como praças, parques, estações de trem e metrô, além de ações em empresas e atividades nas escolas e nas academias. Cada participação conta ponto para o resultado final das cidades.

Para o diretor regional do SESC SP, Danilo Santos de Miranda, “o Dia do Desafio busca incentivar, entre as milhares de comunidades envolvidas, a percepção da atividade física e do esporte colocados de forma educativa, em prol da melhoria da saúde e da qualidade de vida dos cidadãos. Em uma época de constante visibilidade esportiva no país, o evento promove, por intermédio das modalidades olímpicas, o incentivo à prática daquilo que mais se aproxima com o gosto de cada pessoa”. Danilo Miranda complementa, ressaltando que “trata-se de uma intervenção relevante, de caráter internacional, da qual o Sesc se exulta em participar e contribuir com sua capacidade de mobilização e liderança no continente americano.”

Segundo a coordenadora do Dia do Desafio para o Continente Americano, Maria Luiza Souza Dias, as Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio de Janeiro, no segundo semestre de 2016, encerram um ciclo de megaeventos esportivos realizados no país.  “Como simbologia, é um momento oportuno para fazer um balanço crítico dos pontos positivos e das fragilidades desse período, que colocou o esporte e a atividade física no centro das atenções. O Dia do Desafio é sem dúvida uma oportunidade para qualificar e intensificar o trabalho conjunto realizado ao longo das últimas décadas.”, destaca.

Cidade x Cidade – Os confrontos entre as cidades do continente americano para a 22ª edição do Dia do Desafio foi definido em sorteio eletrônico realizado no último dia 9 de maio, em evento de lançamento realizado no SESC Jundiaí, que contou com a participação de nomes importantes do esporte brasileiro e medalhistas olímpicos como: o ginasta Arthur Zanetti, os judocas Sarah Menezes e Flávio Canto, as jogadoras de basquete Janeth Arcain e Magic Paula, o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima e do atleta paralímpico Alan Fonteles. O sorteio foi transmitido pela internet e os internautas puderam acompanhar em tempo real, por meio do Youtube do Sesc São Paulo, da fanpage do evento e do Twitter do Sesc.

Além da disputa entre municípios, o evento conta com a categoria “Autodesafio”, em que a cidade tem o desafio de superar o número de participantes da edição anterior.

Entre algumas das cidades desafiantes teremos os seguintes confrontos:

•    Araraquara  x La Paz (Nicaragua)
•    São Paulo (SP) x Belém (PA)
•    Curitiba (PR) x Porto Alegre (RS)
•    Manaus (AM) x Medellin (Colômbia)
•    Florianópolis (SC) x Guadalupe (México)
•    Oldsmar (Florida/EUA) x La Palma (El Salvador)
•    Tietê (SP) x Benito Juárez (Argentina)

Dia do desafio

Criado nos anos 1980 no Canadá, o Dia do Desafio tem como proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades. O SESC coordena o evento no Brasil desde 1995 e no continente americano desde 2000. O Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All, com o apoio da ISCA (International Sport and  Culture Association) e da UNESCO e é realizado pelas prefeituras municipais em parceria com secretarias estaduais, ONGS, escolas, empresas, universidades, academias e outras instituições.

Trata-se de um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.

Dia do Desafio
Dia 25 de maio, das 0h às 21h
A programação completa no endereço: www.diadodesafio.org.br

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO – SESC ARARAQUARA
Dia 25, das 9h às 21h. Programação Gratuita.

•    Vivência Escalada Esportiva
Vivencie esta prática com orientação e segurança em uma parede de 9m de altura. Use roupas confortáveis e tênis.
Das 09h às 18h. Na Parede de Escalada. Livre.

•    Intervenção Desafios Esportivos
De maneira divertida e engraçada a Trupe das Américas entra em campo com dois juízes que circulam com seus apitos e descobrem irregularidades, como a preguiça e a ociosidade. Eles desafiam e incentivam o público a entrar no jogo e começar agora mesmo a fazer atividades físicas.  
Das 09h às 17h. No Hall de entrada. Livre.

•    Vivência Dança de Rua
Conjunto de estilos de danças que possuem movimentos detalhados, sincronizados, rápidos, harmoniosos e coreografados acompanhado por uma música com batida forte. Venha se movimentar!
Das 09h às 20h. Garimpo. Livre.

•    Vivência Airtrack
Pista inflável para acrobacias e saltos, que proporciona a realização de vários movimentos, de forma dinâmica e recreativa.
Das 09h às 17h. No Ginásio/ Quadra 1. Livre.

•    Vivência Tiro com Arco
Esporte em que se utiliza o arco e flecha para atingir um alvo. Venha conhecer as técnicas e as regras deste desporto olímpico.
Das 09h às 20h. No Grafite. Livre.

•    Aula aberta Circuitão de Mini Atletismo
Vivência de modalidades como atletismo, salto em altura, lançamento de dardo, peso e corrida com obstáculos, numa perspectiva lúdica e desafiadora.
Das 09h às 17h. No Ginásio / Quadra 2. Livre.

•    Aula aberta Bambolear
O objetivo é explorar o uso do bambolê numa perspectiva lúdica, introduzindo conceitos e movimentações diversas que estimulam a coordenação motora, a noção espacial e o trabalho em grupo por meio de jogos e brincadeiras.
Das 09h às 17h. Na Convivência. Livre. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

•    Aula Aberta Percussão com Biobol
Com Andréia Nunes, instrutora de atividades físicas do Sesc.
Das 19h30 às 20h30. Na Convivência. Livre.

•    Encontro Patinação
Traga seus patins e venha se divertir com o grupo Net Patins.
Obrigatório o uso de capacete, joelheiras e cotoveleiras.
Das 19h às 21h. Na Quadra Externa. Livre.

 

 

Notícias relacionadas

Mais lidas