InícioCidadesCidadeAraraquara investiga segundo óbito por dengue neste ano

Araraquara investiga segundo óbito por dengue neste ano

Idosa de 78 anos faleceu após complicações da doença. Município já registra 748 casos confirmados e pode decretar situação de emergência nos próximos dias

Araraquara está apurando o segundo óbito atribuído à dengue neste ano. A vítima mais recente é uma idosa de 78 anos, residente no Vale do Sol, que faleceu no último sábado (15).

Conforme relatos da família, a saúde da idosa se deteriorou nas últimas duas semanas devido à suspeita de dengue hemorrágica. Durante esse período, ela foi hospitalizada duas vezes, tanto na Unidade de Retaguarda do Melhado quanto na Santa Casa.

Um parente informou que ela passou oito dias internada, recebeu alta, mas começou a apresentar vômito com sangue no terceiro dia após voltar para casa. Ela então voltou a buscar ajuda médica e foi internada novamente.

Apesar dos cuidados, a idosa não resistiu às complicações e faleceu na Santa Casa. O enterro ocorreu no domingo (16) no Cemitério São Bento.

Desde o início do ano, Araraquara contabilizou 748 casos confirmados de dengue, com outros 357 em análise e 699 descartados.

Na tarde de segunda-feira (17), o secretário de Saúde, Abelardo Ferrarezi de Andrade, disse que o município vive uma situação epidêmica e deve decretar estado de emergência em breve.

Embora nenhuma morte tenha sido oficialmente confirmada até agora, há outro óbito sob investigação, o de um idoso de 84 anos, com comorbidades, ocorrido em janeiro.

Ainda não há confirmação oficial de morte por dengue em Araraquara. O caso de um homem de 84 anos está sendo analisado de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, comunicou a secretaria.

A Prefeitura também destacou que continua intensificando as medidas de fiscalização, nebulização e conscientização sobre a importância de eliminar criadouros do Aedes aegypti.

NOTA EMITIDA PELA PREFEITURA DE ARARAQUARA

A Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara informa, com pesar, o falecimento de uma paciente de 78 anos na Irmandade da Santa Casa de Araraquara. 

A paciente, que possuía comorbidades (hipertensão e diabetes), chegou a ficar internada no Hospital de Retaguarda do Melhado e, no início deste mês, foi encaminhada para a Santa Casa, onde permaneceu por seis dias e recebeu alta. No entanto, no último dia 14, retornou em estado grave, sendo novamente internada com um quadro de dengue grave. 

Apesar dos cuidados intensivos, ela evoluiu com manifestações hemorrágicas agudas e veio a óbito no dia 16 de fevereiro, na sala de emergência. 

A Prefeitura reforça a importância das medidas de prevenção e controle da dengue e se solidariza com a família e amigos neste momento de dor.

Notícias relacionadas

Mais lidas