A Prefeitura de Araraquara implantou o Sistema de Registro de Violências (SRV), que visa fortalecer o protocolo de atendimento a mulheres, crianças, adolescentes, idosos, população LGBT e vítimas de racismo em Araraquara.
Desenvolvido pela empresa Simples Softer, o SRV será disponibilizado em toda rede municipal de assistência e saúde no combate à violência, sob gerenciamento do Centro de Referência da Mulher, órgão vinculado à Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular.
O novo equipamento foi implantado a partir de um convênio do município junto à Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). Cerca de R$ 150 mil foram investidos para o treinamento do pessoal que irá operá-lo na rede.
De acordo com Wagner Cardoso, gerente administrativo da Simples Softer, que desenvolveu o sistema para a Prefeitura, o SRV propiciará maior agilidade no procedimento de registros de violência, inclusive com o mapeamento das regiões de maior incidência de casos na cidade.
Até então, o município utilizava a ficha de notificação compulsória de violência doméstica, sexual e outras violências interpessoais padronizada pelo SUS de forma manual, impressa e preenchida pelo profissional que fazia o primeiro atendimento, entre outros mecanismos do protocolo.