InícioNotíciasCoronavírus“Araraquara não aplicou vacina vencida”, afirma secretária

“Araraquara não aplicou vacina vencida”, afirma secretária

Para Honain, suspeita de doses vencidas não se confirma; Data de lançamento dos dados no sistema induziu a interpretação

A secretária da Saúde de Araraquara, Eliana Honain, esclareceu que a suspeita sobre aplicação de doses vencidas da vacina Astrazeneca, da Fiocruz, é infundada. A denúncia foi feita a partir de informações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, que apontou a ocorrência de 13 doses aplicadas depois da data de vencimento em Araraquara, dentre mais de 24 mil doses em todo o Brasil.

Segundo a secretária, a probabilidade mais provável é que o sistema levou em consideração a data de lançamento dos dados. “Esse procedimento às vezes não é feito no mesmo dia, por causa do volume de vacinas aplicadas. Como ele registra automaticamente a data de inclusão na base do Ministério da Saúde, pode ter induzido a esse erro de interpretação”, explicou Honain.  

As 13 pessoas que teriam recebido as doses vencidas também já foram identificadas pela secretaria. “Confrontamos a data de aplicação e ela está dentro do prazo”, completou. Outra evidência de que não houve essa ocorrência é o número apontado. "Cada frasco tem 10 doses de Astrazeneca. Sendo assim, é impossível que, num mesmo recipiente, três doses estavam vencidas, mas as outras sete, não". 

Notícias relacionadas

Mais lidas