A Prefeitura, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, elabora o programa Exporta Araraquara com parceiros e entidades representativas dos setores de empreendedorismo. O objetivo é ampliar a economia regional e conquistar um público consumidor além das fronteiras do País.
A logística e a estrutura do programa já começaram a ser formatadas. “Vamos mobilizar os sindicatos patronais, Banco do Brasil, Sebrae, Ciesp/Fiesp, Associação Comercial e Industrial, Correios e definir as diretrizes do Exporta Araraquara que tem a missão de inserir os empresários da região no mercado internacional”, adianta Marimar Guidorzi, secretária da Pasta de Desenvolvimento.
De acordo com o secretário de Governo, André Beraldo, Araraquara tem uma economia forte e potencial para liderar as exportações na região. “A vocação logística da cidade, no centro do Estado, a oferta de energia, água, entroncamento ferro-rodoviário, universidades, nova Fatec e qualidade de vida são pontos positivos para ampliar o nosso atual polo exportador”, destaca.
Planejamento
O Exporta Araraquara visa a descoberta de produtos inovadores e com qualidade de competição internacional após diagnósticos de técnicos do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil), da Fundação Vanzolini, e USP.
A disposição do empreendedor em atuar no cenário exterior é o primeiro passo independente do porte e da produção da empresa. Inclusive empresas incubadas em processo de graduação serão avaliadas.

