InícioNotíciasAraraquara registrou 3,8 novos casos de HIV por mês em 2019

Araraquara registrou 3,8 novos casos de HIV por mês em 2019

Casos de sífilis aumentaram 23% na comparação com o ano anterior

Com a chegada do carnaval, cresce a preocupação com a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. Durante toda a semana, profissionais de Saúde do Programa IST/Aids/CTA (órgão da Secretaria Municipal de Saúde) atuaram em diversos locais de Araraquara, aplicando testes rápidos de HIV e sífilis.

Dados oficiais mostram que o município registrou 46 casos de HIV em 2019, uma média de 3,8 contaminações por mês. Em 2018, haviam sido 61 casos notificados em Araraquara.

Em relação aos casos de sífilis, outra doença sexualmente transmissível, foram notificados 235 no ano passado e 190 casos em 2018 – uma alta de 23%.

Para conscientizar a população sobre a importâncias da prevenção, além dos testes realizados na unidade móvel do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), panfletos informativos sobre o tema são distribuídos.

Durante o Carnaval, no sábado (22), a equipe irá distribuir panfletos e preservativos na Praça das Bandeiras, ao lado do Bar do Zinho, das 14h às 20h, e na terça-feira (25), na Avenida Bento de Abreu.

Também vale ressaltar que qualquer pessoa acima de 12 anos de idade pode fazer os testes, que não exigem agendamento ou apresentação de documento.

Em caso de teste com resultado reagente, a pessoa já será encaminhada para atendimento especializado.

De acordo com a gerente do Programa IST/Aids/CTA, Saliane Ribeiro, os testes realizados durante o ano todo nos postos municipais de saúde, além das campanhas de conscientização e as ações extras do próprio Centro de Testagem e Aconselhamento (como nessa quinta-feira) e da Atenção Básica de Saúde, têm contribuído para a diminuição dos casos notificados.

 

Notícias relacionadas

Mais lidas