InícioNotíciasGeralAraraquara Rock realiza seletiva neste sábado

Araraquara Rock realiza seletiva neste sábado

Nove bandas de Araraquara disputarão duas vagas na programação oficial do evento

 

Sábado (04) é dia de seletiva para o Araraquara Rock e nove bandas de Araraquara estão no páreo para conseguir um lugar na programação oficial do evento, que é considerado um dos maiores de música voltado ao cenário independente do país.

Duas bandas serão selecionadas neste sábado – o evento acontece no interior do Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues, no Centro de Araraquara, a partir das 16 horas, com a participação de nove bandas (na verdade seriam dez bandas, porém, uma das selecionadas declinou devido a compromisso já assumido na mesma data): Belmyra, Blanka, Capitão Vulgaris, Crockodilo Rock, Crookhead, Drive to Glory, Maddox, Ol’Scridge e The Assault. A programação é gratuita.

Para a seleção das bandas foram levados em conta os seguintes critérios: formação com 70% de integrantes residentes na cidade de Araraquara, documentação solicitada cumprida com os requisitos do edital, criatividade, execução e composição, além do histórico da banda na cena local.

Para a etapa presencial deste sábado, além desses quesitos, será considerada também a presença de palco dos integrantes de cada banda. Um juri composto por cinco pessoas da área, sendo três jurados técnicos e dois como juri popular, escolherão duas bandas que se apresentarão na grade de programação do festival, em julho.

O Araraquara Rock conta com três dias de shows musicais e atividades complementares, sendo um dos principais eventos de fortalecimento e difusão cultural na cidade. O evento vem sendo realizado anualmente pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal de Cultura e FUNDART (Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara) e pretende – junto com os artistas participantes – valorizar, a cada edição, a cena musical de Rock.

 

  

Confira as bandas participantes da seletiva:

Belmyra – Em composições próprias que abordam muitos dos problemas sociais, bem como a exteriorização de todos os sentimentos da alma humana, suas músicas buscam o equilíbrio entre o som pesado – características do bom rock – e a harmonia de letras reflexivas, levando-se assim ao público, um estilo “pensene”, ou seja, um trabalho desenvolvido com “pensamento, sentimento e energia.” Fundada em 1998, pelo músico Luys Rosário (guitarra/violão/vocal) traz os músicos Anderson Ilho (guitarra/teclado/vocal), Gilmar Piza (baixo e vocal) e Douglas Soares (bateria e percussão).

Blanka – A Blanka tem como grande destaque as apresentações explosivas e cheias de energia no palco, marca registrada da banda que ajudou a consolidar um público fiel e um lugar de destaque no meio da cena do Rock em Araraquara. Conta também com o experiente Boby “HC” nos vocais e front man da banda, figura bastante conhecida, além de fazer a diferença interagindo com o público e cativando com seu desempenho. Boby segue acompanhado por Vitor Bido (guitarrista e vocais de apoio), Fabrício Negrini (guitarrista e vocais de apoio), Yago Serafim (baixista e vocal) e Matheus Soares (bateria).

Capitão Vulgaris – Criada em fevereiro de 2014 e formada pelos músicos Diego Joioso, o Pi (guitarra e vocal), João Méssi Lutz (bateria e backing vocals) e Augusto Cesar Giannini e Gutão (baixo e backing vocals), a proposta da Capitão Vulgaris é divulgar músicas autorais e propagar a cultura do rock na cultura nacional.  A banda tem trabalhado a gravação do seu primeiro CD com lançamento previsto para breve.

Crockodilo Rock – A Crockodilo Rock foi fundada em fevereiro de 2005 pelo baixista e vocalista Adilson Serrano com a proposta de tocar os grandes sucessos do rock nacional da década de 80 e ganhou espaço rapidamente no cenário musical de Araraquara e região. Em 2012 deram início aos ensaios e gravações para o primeiro trabalho autoral, lançado em 2013 e intitulado “Gasolina”. 2014 foi um ano de mudanças e de um novo ciclo para a banda. Com a entrada de Matheus Rangel (guitarra) e Carlos Tito (bateria) a banda inclui em seu repertório covers internacionais e lançamento em 2015 de um novo single “Circo Brasil” que serviu para o aquecimento para um novo CD que será lançado ainda em 2016.

Crookhead – A Crookhead é uma banda de death metal progressivo de Araraquara, formada em 2015. Sua proposta é trazer as variadas influências de seus membros em uma mistura eclética, porém coesa de elementos do heavy metal, do trash metal ao metal progressivo. A Crookhead é formada por: Luiz Grind (voz), Luiz Henrique Leite (guitarra/voz), Agner Torres (guitarra), Amauri Soares (baixo), Matheus Botelho (teclado) e Rafael Ferreira (bateria).

Drive to Glory – Formada no ano de 2013, a banda Drive to Glory iniciou seus trabalhos em Araraquara, com os integrantes fundadores Wilson Freitas e Lenion Belizário (guitarrista e baterista respectivamente, vulgos Irso e Kako) com a proposta de fazer um hardcore melódico. Em 2014, a chegada dos atuais integrantes Cleverton Tiezzi (Tom) João Cardoso (Jão) e Ricky Rubio (vocalista, baixista e segundo guitarrista), fez com que a banda tomasse novos rumos, agregando vertentes do hardcore tradicional, vocais mais agressivos e breakdowns, harmonizando a mistura de peso e melodia. Com uma demo gravada em 2013, intitulada “País da Copa”, e com o primeiro álbum já lançado “Protesto” (com a participação em uma das faixas do vocalista Lucas Guerra, da banda Pense), a Drive to Glory já participou de alguns eventos com grande público e já dividiu o palco com bandas conhecidas no cenário underground, como a Bullet Bane e Suga Kane.

Maddox – A Maddox surge em meados de 2014 para tentar escrever uma nova página dentro do rock. Concebida pelas mentes dos sonhadores Deivid Bernardo (vocal e violão), Sandro Rios (guitarra), Zé Claro (baixo e teclado) e André Cestaro (bateria). A banda vem se destacando em diversos eventos, tocando para além da região de Araraquara. Com a característica de timbres vintage e elementos sintéticos, a banda procura seguir suas próprias vontades, sem se limitar a rótulos e padrões.

Ol’Scridge – A banda Ol’Scridge se encontra em sintonia, compondo músicas autorais e ascendendo em suas apresentações com um repertório de rock clássico de tirar o fôlego. Suas músicas autorais chegam com uma pegada absurda de Blues Rock! A banda é composta por Lucas Cesar (guitarra e vocal), Pablo Dotele (contrabaixo e vocal), Syro Fernando (bateria), Tiago Martins (vocal e gaita) e Thiago Maçola (guitarra e vocal).

The Assault – A ideia da banda é praticamente um sonho que se concretizou em ter uma formação clássica de trio – assim como manda as cartilhas do heavy metal tradicional – e juntar ao mesmo tempo as batidas mais agressivas provenientes das escolas musicais vindas do thrash metal. Fundada por Artur, Vitor e Iuri, The Assault surgiu com a proposta de levar rock de peso e ao mesmo tempo clássico de forma independente a um público fiel ao rock’n roll. Guitarra furiosa, vocal agudo e violento, contra-baixo pesado e bateria estonteante essa é a proposta da The Assault!

 

Serviço:

Seletiva presencial Araraquara Rock 2016 – bandas de Araraquara

Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues (Av. Espanha, 485 – Centro)

Data: sábado (04 de junho)

Horário: 16 horas

Entrada gratuita

  

 

 

Notícias relacionadas

Mais lidas