Os sintomas de dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.
A Prefeitura de Araraquara afirma que intensificou as ações de vistoria e eliminação de criadouros, assim como a aplicação de inseticida com nebulizador costal e fumacê em áreas com transmissão da doença. Nesta quarta (16) e quinta-feira (17), os bairros do Altos do Pinheiros, Victório de Santi, Iguatemi e Centro recebem os agentes de controle de endemias, da Vigilância Epidemiológica, que realizam trabalhos de vistoria casa a casa.
O serviço consiste em bloqueio aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças como zika, chikungunya e febre amarela, além de orientações de prevenção. Já os bairros do Adalberto Roxo, Melhado e Suconasa recebem fumacê nessas datas, enquanto a Vila Xavier contará com a nebulização com maquinário costal.
Somente em fevereiro, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, as equipes de combate à dengue recolheram 21 toneladas (21.000 kg) de materiais inservíveis nas residências visitadas. São objetos e outros resíduos que não estavam sendo utilizados pelo morador e foram retirados com autorização do proprietário da casa.
Em média, são visitadas 30 mil casas por mês. Em metade delas o trabalho não é concluído por falta de autorização para a entrada. As equipes inclusive fazem horário estendido (noturno) e plantões aos sábados.
Denúncia
O descarte irregular de lixo, resíduos sólidos, volumosos (sofás, poltronas e colchões) e queimadas em área urbana e rural causam danos à saúde e ao meio ambiente. A denúncia aos órgãos oficiais pode ser feita pelo telefone 0800 770 1595.