O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara decidiu suspender a gratuidade no transporte público para idosos até o dia 22 de abril, período de quarentena. A Coordenadoria Municipal de Mobilidade Urbana e a Controladoria de Transportes de Araraquara (CAT) havia informado na semana passada que medidas deveriam ser tomadas com vistas a evitar a grande circulação de pessoas em tempos de quarentena.
Na manhã deste sábado, ao informar no Jornal da Morada (FM) a confirmação de 13 novos casos de coronavírus em Araraquara, a secretária municipal da saúde Eliana Honanin, confirmou a suspensão da gratuidade para pessoas com mais de 65 anos. “Essa medida começa entra em vigor na segunda-feira [13] e, no dia 22, vale reavaliar a situação do município”, disse Honanin.
Na manhã deste sábado Araraquara atingiu 27 casos confirmados da COVID-19. Até agora o município notificou 89 casos suspeitos de coronavírus e 46 foram descartados.
Vale destacar que o Comitê de Contingência do Coronavírus, formado por profissionais da saúde do município e estado, reforça diariamente, por meio do seu boletim, que a única forma de prevenção ao vírus é o isolamento social.
O objetivo da suspensão da gratuidade é reduzir drasticamente a circulação do principal grupo de risco. Também o serviço de estacionamento rotativo nas ruas de Araraquara, a Área Azul, que desde o início da quarentena (dia 23 de março) instituída pelo Decreto Municipal de Calamidade Pública estava sem funcionamento, voltou a operar normalmente nesta quinta-feira, dia 09 de abril.