InícioNotíciasCoronavírusAraraquara tem média de testagem acima do índice nacional    

Araraquara tem média de testagem acima do índice nacional    

Município testa 100% da demanda de sintomáticos e assintomáticos

A ampla testagem de Covid-19 em pacientes sintomáticos e assintomáticos em Araraquara é referência nacional e possui índices semelhantes a outros países considerados de "primeiro mundo". O diagnóstico rápido e o isolamento de pessoas contaminadas são fundamentais para o maior controle da pandemia. Além disso, cada paciente positivado – ou mesmo negativado com sintomas – é imediatamente consultado pelo médico e já sai com os medicamentos estabelecidos pelo protocolo de Covid-19, totalmente gratuitos, o que impede o agravamento da doença e o aumento das internações.

Desde a circulação da variante ômicron no município e o aumento expressivo de casos, no mês de janeiro, já que não há limitação para testagem, o Hospital da Solidariedade (hospital de campanha) passou a abrigar uma central de testagem que se juntou às outras estruturas da rede de saúde que já eram utilizadas para diagnósticos.

Apesar da alta procura por parte da população, 100% dos pacientes com sintomas ou assintomáticos que procuram a rede municipal estão sendo testados.

"No hospital de campanha, criamos 32 postos de testagem em que as pessoas, além de fazerem o teste, se forem positivadas, passam já em consulta médica, são avaliadas e, se necessário, já recebem o medicamento que pode ser utilizado no tratamento. Isso é um grande avanço, porque não é apenas um serviço de testagem, mas também inclui orientação médica. Mais uma vez, Araraquara sai na frente, porque não está limitando o número de testes e muito menos impedindo que pessoas assintomáticas sejam testadas. Araraquara tem se destacado muito nesse combate à Covid-19, principalmente levando em consideração a variante ômicron", explica a secretária de Saúde, Eliana Honain.

No momento, Araraquara possui 345.955 testes de Covid-19 desde o início da pandemia, o que significa um índice de 145.152 testes por 100 mil habitantes. No estado de São Paulo, segundo informações do site do Governo do Estado, esse número é de 50 mil testes/100 mil. A taxa nacional é de cerca de 30 mil testes/100 mil habitantes, de acordo com o site de estatísticas Worldometers. "As comparações são gritantes e mostram o quanto a cidade de Araraquara prioriza a defesa da vida no enfrentamento à pandemia", opina Eliana Honain.

Também segundo o Worldometers, o número de testes aplicados em Araraquara, quando levada em conta a proporção habitacional, é semelhante a países como Chile (155 mil testes/100 mil hab.), Uruguai (149 mil testes/100 mil hab.), Canadá (147 mil testes/100 mil hab.) e Espanha (141 mil testes/100 mil hab.). A cidade de Araraquara se enquadra no padrão internacional de enfrentamento à pandemia.

"A testagem tem sido extremamente importante neste momento, porque, diante do grande número de positivados, nós precisamos reduzir a transmissão. Para reduzir a transmissão, nós precisamos identificar as pessoas que estão com o vírus. Por isso, nós estruturamos todo esse serviço para que as pessoas possam procurar e ser testadas", analisa Eliana.

 

ONDE BUSCAR ATENDIMENTO E TESTAGEM PARA COVID-19 EM ARARAQUARA

 

Centro de Referência de Testagem

Das 7h às 19h (todos os dias)

Hospital de Campanha – Rua Domingos Zanin s/n – Jardim Ártico

(Linhas de ônibus – SÃO JOSÉ/SANTA ANGELINA, com itinerário parcialmente readequado, e SACHS/ATACADÃO)

Documentos necessários: CPF e comprovante de endereço atualizado

 

Unidades de Saúde

Jardim Paulistano

Cruzeiro do Sul

Selmi Dei I

Santa Angelina

Cecap

Das 17h às 20h (de segunda a sexta-feira)

100 senhas cada

 

Quiosques ao lado das Unidades de Saúde

Jardim Cruzeiro do Sul

Marivan

Parque São Paulo

Jardim Brasília

Das 9h às 13h (de segunda a sexta-feira)

100 senhas cada

 

Atendimento médico e testagem de sintomáticos

24 horas – todos os dias

Polo de Atendimento de Triagem da UPA da Vila Xavier

Rua José do Patrocínio, 660 – Vila Santa Maria (Vila Xavier)

 

Atendimento pediátrico – Menores de 12 anos com síndrome gripal

24 horas – todos os dias

UPA Central

Av. Maria Antônia Camargo de Oliveira, s/nº – Vila Velosa

 

Notícias relacionadas

Mais lidas