InícioEsporte+EsportesAraraquarense brilha em etapa da Copa SP de Ciclismo

Araraquarense brilha em etapa da Copa SP de Ciclismo

Lauro Chaman venceu a segunda etapa realizada em Bauru

A cidade de Bauru recebeu os melhores ciclistas do país para a disputa da segunda etapa da 10ª edição da Copa São Paulo de Ciclismo 2018, no último domingo, 11, em uma manhã de sol e calor após as chuvas torrenciais que caíram no dia anterior, contando com excelente público e participação de mais de 180 ciclistas do Estado de São Paulo e também de outros Estados. Já tradicional no município, a etapa, que acontece desde o ano de 2011 no espetacular circuito da Avenida Nações Unidas defronte ao Parque Vitória Régia, contou com disputas de elevado nível técnico, proporcionando um domingo esportivo diferenciado na cidade, em um espetáculo de resistência, força e técnica. Foram 12 categorias oficiais, mais duas iniciantes extraoficiais, e em todas elas os ciclistas não mediram esforços para somarem pontos individuais e para as suas equipes, na briga pela camisa de líder em cada categoria nesse início de temporada. A briga e a defesa da camisa quadriculada de líder aconteceu com sprints acirrados em praticamente todas as categorias, e o circuito, com longo aclive e declive não acentuado, ajudou a selecionar os mais bem preparados para a etapa, que contou com ótimo público presente no Parque Vitória Régia – largadas e chegadas da prova.

Na categoria Elite Masculino, o destaque foi a presença do campeão mundial de Paraciclismo de Estrada, campeão geral da Copa do Mundo 2017 e também o atual campeão da Copa São Paulo de Ciclismo, Lauro César Chaman (Funvic/ São José dos Campos-SP), que venceu a prova escapado como de costume, em uma prova de 50,4Km percorrida em 1h17m27s com Walter Serrou Pimentel (Mato Grosso do Sul) na segunda colocação e José Benoni da Costa (SELT/ Tamura Bike Shop/ Marília-SP) em terceiro.

Na categoria Elite Feminina, vitória de Laura dos Santos Eleutério (FEAC/ Franca-SP), numa prova de 22,4 Km percorrida em 46m32s, seguida de Fabiana Cristina Magalhães (SECEL/ Troppi Açaí/ NCA Congelados/ Monte Alto-SP) em segundo e de Leandra Marques Ribeiro da Silva, da equipe Associação Batataense de Ciclismo José Reginaldo Cardoso, de Batatais-SP, terceira colocada.

Na Categoria Sênior B (40 a 49 anos), a vitória ficou com Lauro Linhares França de Mello (Ciclismo Itatinga/ Infomix/ São Caetano/ Net Mix/ Itatinga-SP) no Sprint final, numa prova de 1h04m30s e 36,4 Km percorridos. O segundo colocado foi Dogmar Lopes Cavalcanti Albuquerque Team Band Up/ Pulini Cycles/ Prefeitura Municipal/ Jaú-SP) e em terceiro, Joelmir Rodrigues da Silva (Diretoria de Esportes/ Associação Lençoense de Ciclismo/ Lençóis Paulista-SP). Com essa vitória Dogmar conquista a camisa de líder de sua categoria, especial comemorativa dos 10 anos da Copa São Paulo de Ciclismo em 2018.

Nas categorias de base, na categoria Junior (17 e 18 anos), uma prova de 33,6 Km percorrida em 58m09s, vencida por Sérgio Reis Vieira dos Santos, da equipe Audax/ Duck Bike/ Fundesport/ Araraquara-SP, seguido de Marcos Levy Nascimento da Matta (São Francisco Saúde/ Powerade/SME/ Ribeirão Preto-SP) e de Lucas Fillipe Juliano (Ciclismo São Carlos/ Meta Ciclismo/ São Carlos-SP) na terceira colocação. Já entre os Masters, na categoria Master B (60 anos acima), vitória de João Batista Maglio (Odontologia Maglio, Implantes e Laserterapia/ Araraquara-SP), numa prova de 25,2 Km percorrida em 47m34s, com Anísio Horácio da Silva (Team Band Up/ Pulini Bikes/ Prefeitura Municipal de Jaú-SP) em segundo e Edmur Manoel Galão (Avulso) em terceiro. João Maglio conquista a camisa de líder de sua categoria, pelo critério de desempate – melhor resultado na última etapa disputada. Na categoria Mountain Bike no asfalto, o campeão foi Anderson Anselmo (Ciclo Édão/ Ibirá-SP), seguido de Evandro Pescara Sobrinho (DME/ Barra Bonita-SP) em segundo e de Douglas Berloche (SME/ Academia Estação Boa Forma/ Space Seguros/ Master Result Contábil / Serrana-SP), na terceira colocação, numa prova de 28 km percorrida em 55m03s.

Na classificação geral por equipes, a grande campeã foi a São Francisco Saúde/Powerade/ SME, de Ribeirão Preto, com 98 pontos conquistados, a segunda colocada foi a SEME/ Santa Bárbara D´Oeste-SP com 49 pontos e a terceira colocada, a Ciclismo São Carlos/ Meta Ciclismo/ São Carlos-SP, também com 49 pontos conquistados na etapa (critério de desempate: a equipe barbarense obteve vitória em duas categorias na etapa). Com esse resultado, a equipe ribeirão-pretana firma-se na liderança da competição, com 78 pontos à frente da segunda colocada, a equipe de Jaú-SP.

A realização da etapa foi da SEMEL/Prefeitura Municipal de Bauru, com organização da GT Eventos Esportivos e supervisão da Federação Paulista de Ciclismo, com apoios da Mu-Hu Bike wear, roupas e uniformes para ciclismo e Água Mineral H2 Ótima, com apoio local da Super Moto Honda de Bauru. O evento contou ainda com a cobertura de grande mídia, entre elas a TV Tem e TV Unesp de Bauru, além da rádio Auri-Verde e Jornal da Cidade, e da mídia específica como o site da Federação Paulista de Ciclismo, Incentivo Esporte e Blogdebicicleta de Ribeirão Preto, entre outros. A 2ª etapa da Copa São Paulo de Ciclismo 2018 em Bauru teve ainda o apoio da EMDURB com todos os seus agentes de trânsito, e demais departamentos municipais envolvidos no evento. Para visualizar as fotos da Prova, acesse o Facebook da Copa São Paulo de Ciclismo.

A próxima etapa da Copa São Paulo de Ciclismo (3ª etapa), será uma Prova de Estrada, dia 8 de abril na cidade de Aramina-SP, região nordeste do Estado.

 

 

Notícias relacionadas

Mais lidas