Após conquistar o título do Campeonato Brasileiro de Karatê no mês de setembro em Fortaleza-CE, o araraquarense Gabriel Câmara, de 31 anos, se prepara para encarar o desafio mais difícil de sua carreira no esporte. Ele já está em Liége, na Bélgica, onde disputa neste final de semana, 17 e 18 de novembro, o Open Mundial de Karatê, competição organizada e promovida pela Champions International Karatê Association (CIKA). Apenas 13 brasileiros foram para a disputa.
O atleta, que é faixa preta e compete pela categoria 75 a 85 quilos, conquistou a vaga graças à conquista nacional, mas antes disso já vinha brilhando neste ano com o vice-campeonato paulista, vice-campeonato da Copa São Paulo e a medalha de ouro nos Jogos Regionais.
Gabriel, que treina na Academia do Sindicato dos Comerciários (Sec) e integra a equipe Bushido-kai/Fundesport, é sobrinho de Aguinaldo dos Santos, ex-atleta araraquarense que já conquistou três títulos mundiais da World Traditional Karatê Association (WTKA) em 2011, 2012 e 2014. Aguinaldo encerrou sua carreira no ano passado e hoje treina o sobrinho, que mostra uma evolução cada vez maior.
Gabriel falou sobre o sentimento de representar o país e as dificuldades que cercaram sua presença na competição. "Para mim é um grande sonho participar de um campeonato desse nível, ainda mais pela dificuldade que encontrei para conseguir o dinheiro. Ttive até que vender rifas para levantar todos os recursos", explica o atleta, que conta com o patrocínio de S2IT, Imobiliária São Paulo e Fundesport.