A 28ª edição das 100 Milhas de Piracicaba, que será realizada nos dias 5 e 6 de agosto, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), terá uma disputa inédita com vários campeões da prova confirmados para competir na categoria Turismo.
Araraquara será representada por um dos mais promissores pilotos do autocross brasileiro e um que já venceu as 100 Milhas entre as gaiolas, Athus Biruel, que já formalizou sua inscrição, conquistou as 100 Milhas Piracicaba no ano de 2015, quando tinha somente 18 anos. Outro araraquarense com presença confirmada na disputa será Leonardo Malara, que também já venceu a prova.
Além deles, estão confirmados os pilotos Dito Giannetti, Felipe Giannetti, Odair Possa, Vinicius Henrique, Airton Favoretto, Roberto Douglas, Douglas Júnior, Willian Cancelier, Alexandre Pedrotti e Paulo Salustiano.
Como todos estão devidamente inscritos, a expectativa é de que a edição deste ano, que será comemorativa aos 250 anos de Piracicaba, tem tudo para se transformar em um verdadeiro show automobilístico, mesmo porque praticamente todos eles já venceram a prova, ao menos uma vez.
Dito Giannetti, criador do evento e vencedor da prova por sete vezes, irá dividir a pilotagem de sua gaiola com o filho Felipe, que também já ganhou a prova em outras quatro oportunidades, duas delas formando dupla com seu pai. “É sempre bom ter meu filho como companheiro de equipe. Assim, quem sabe, conseguimos aumentar os títulos na família”, afirmou Dito.
As gaiolas são protótipos construídos sobre chassis monopostos e equipados com motores 1.6 a álcool. Essas máquinas disputam várias modalidades pelo Brasil afora, no ECPA há a Copa Endurance. Na segunda etapa da atual temporada, a vitória foi da dupla formada por pai filho, Roberto e Douglas Correa, de São Paulo, e que também estarão no grid das 100 Milhas.
Outros dois pilotos paulistanos a terem vencido são o veterano Odair Possa d´Água, que ganhou no ano de 2014, e Vinícius Henrique, vencedor em 2010. “Já faz um bom tempo que venci, mas nunca esqueci os macetes que a prova exige do competidor. Acho que estou bem mais experiente e pronto para vencer novamente”, disse o gaioleiro.
Outra grande novidade será a presença de Paulo Salustiano, piloto que já competiu na Stock Car e, atualmente, está na Fórmula Truck. Para correr as 100 milhas na categoria Tubular, Salustiano vai dividir a gaiola com os baianos William Cancelier e Alexandre Pedrotti, que nunca disputaram a prova. Neste ano, defendendo a equipe ABF Mercedes-Benz, Salustiano venceu a corrida de abertura da temporada de Fórmula Truck.
Outro veterano a ter conquistar a prova é Airton Favoretto, vencedor em duas oportunidades, nos anos de 1990 e 1992. “Sou o primeiro piloto a ter vencido a 100 Milhas, quando a prova começou a ser disputada no ECPA. Mas, ainda me sinto em condições de vencer”, afirmou o piracicabano.
Serviço
A 100 Milhas Piracicaba conta com o apoio da Prefeitura de Piracicaba e patrocínio da Bom Peixe, Grupo Stefanini, Planeta Água, Kaly e TKS Corretora de Seguros. A organização é do ECPA e a supervisão da Liga Paulista de Automobilismo (LPA).
Mais informações pelos telefones (19) 3438.7901 e 3438.7174, e-mail ecpa@ecpa.com.br, www.ecpa.com.bre facebook.com/ecpabrasil.