Mesmo com uma atuação discreta de Messi, a Argentina derrotou a Venezuela por 2 a 0 em jogo disputado no estádio do Maracanã e se classificou para as semifinais da Copa América, em que enfrentará o Brasil.
Os argentinos começaram melhor a partida. Com 2 minutos, conseguiram a primeira chance clara. Lautaro Martínez tocou para Agüero, que chutou cruzado para defesa do jovem goleiro Fariñez. Já a Venezuela encontrava dificuldades de jogar.
Diante desse panorama, a Argentina não demorou a abrir o marcador. Após cobrança de escanteio de Messi, a bola sobrou para Agüero, que chutou da entrada da área. E no meio do caminho Lautaro Martínez apareceu para tocar na bola de calcanhar e marcar um belo gol aos 9 minutos.
Com a desvantagem no placar, a Venezuela finalmente resolve sair para o jogo, passando a tentar criar alguma chance de gol. Mas a tentativa foi em vão, com o jogo se concentrando no meio de campo e as duas equipes criando pouca coisa.
A melhor oportunidade da Venezuela apareceu aos 39 minutos, em cobrança de escanteio de Moreno que Chancellor cabeceou por cima do gol.
O primeiro tempo de Messi foi muito tímido. E a primeira oportunidade do camisa 10 da Argentina apareceu apenas aos 44 minutos, em cobrança de falta da intermediária que o goleiro Fariñez defendeu sem problemas.
Gol no segundo tempo
Na segunda etapa, a Argentina continuou melhor e, logo aos 2 minutos, Lautaro foi lançado por Paredes nas costas da defesa da Venezuela. O atacante chutou com força, mas a bola explodiu na trave.
Com a desvantagem no placar, o técnico da Venezuela fez uma mudança ousada: tirou o zagueiro Mago e colocou o atacante Soteldo. Já a Argentina se segurou atrás esperando o tempo passar.
E a equipe venezuelana tanto melhorou que chegou com perigo aos 25 minutos. Moreno deu bom toque para Hernández, que chutou cruzado para defesa de Armani.
Quando parecia que a Venezuela poderia igualar o placar, a Argentina conseguiu seu segundo gol. Agüero recebeu na entrada da área e chutou forte. O goleiro Fariñez defendeu parcialmente, e a bola sobrou para Lo Celso, que tocou para o fundo do gol aos 28 minutos.
Precisando de gols, a Venezuela parou diante da sua menor qualidade técnica, enquanto a Argentina passou a evitar maiores perigos, administrando a sua vantagem. E os hermanos seguraram o resultado que lhes garantiu a presença na próxima fase da competição.
Com a vitória de hoje, a Argentina enfrenta o Brasil pelas semifinais da Copa América na próxima terça (2) a partir das 21h30 (horário de Brasília) no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.
FICHA TÉCNICA
VENEZUELA 0 X 2 ARGENTINA
Copa América (quartas de final)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro.
Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia).
Gols: No primeiro tempo: Lautaro Martínez (9). No segundo tempo: Lo Celso (28)
Venezuela: Fariñez; Hernández, Chancellor, Mago (Soteldo) e Rosales; Moreno, Herrera, Rincón, Machís (Josef Martínez) e Murillo; Rondón. T: Rafael Dudamel.
Argentina: Armani; Foyth, Pezzella, Otamendi e Tagliafico; Paredes, Acuña (Lo Celso) e De Paul; Messi, Agüero (Dybala) e Lautaro Martínez (Di Maria). T: Lionel Scaloni.