A Artesp, agência que regula e fiscaliza o transporte no estado de São Paulo, aplicou duas autuações à Empresa Reunidas Paulista após requerimento da deputada estadual Márcia Lia solicitando providências para coibir atrasos de coletivos na linha que atende às cidades de Ribeirão Bonito e Dourado, na região de Araraquara. A reclamação foi feita por usuários do transporte à imprensa e à deputada, por meio das redes sociais. “Pedimos averiguação e providências porque os usuários da linha, pessoas humildes, trabalhadoras, estavam sendo prejudicadas, até com riscos de perderem seus empregos por conta dos atrasos”, justificou Márcia.
Em resposta ao requerimento 13/2016, o superintendente de Área/Fiscalização, Valter Oliveira Silva, e o diretor de Procedimentos e Logística da Artesp, Nelson Raposo de Mello Junior, informaram à deputada que foram realizadas diligências nos dias 17 e 18 de março último, nos terminais rodoviários de Ribeirão Bonito e São Carlos, quando foram constatadas duas irregularidades. Em uma delas, a empresa alterou horário das 10h20 para às 10h40, o que, segundo a Agência, estava ocasionando os atrasos em Ribeirão Bonito.
Na mesma diligência a Artesp constatou que a empresa colocou em circulação, nessa linha, um veículo sem a “devida declaração de vistoria válida”, o que gerou o segundo auto de infração, além de ter sido notificada para que retirasse o veículo de circulação até que a irregularidade fosse sanada.
“Esperamos a correção dessas falhas, porque o transporte coletivo intermunicipal é uma concessão. A empresa não pode descumprir regras, que até mesmo colocam a vida das pessoas em risco”, afirmou Márcia Lia, ao salientar a agilidade da Artesp na averiguação da denúncia.