O SESI Araraquara recebe no dia 22 de maio, sexta-feira, às 20h, o show da artista africana Fanta Konatê, que com a musicalidade das tradições africanas, vem ganhando destaque no cenário da música internacional com turnês pelo Japão, Chile, Argentina e Europa. A entrada é gratuita.
Como herdeira do Império Mandinga do século XIII, seu canto é carregado de tradição e acompanhado pelo djembê, um tambor milenar. O evento é uma celebração da alegria e da vitalidade de um povo que se reúne diariamente para homenagear a vida, difundindo e inserindo o público na cultura guineana com interfaces contemporâneas e ingredientes sensoriais diversos. Além disso, ela carrega em sua voz a beleza e a força das divas de sua terra.
O espetáculo Donabá é uma homenagem aos 11 anos de carreira no Brasil, nação que a acolheu. O nome do show faz referência ao seleto grupo de bailarinas do qual Fanta Konatê faz parte, reflexo de toda sua experiência e formação nos melhores balés de Conacri, capital da Guiné. Donabá significa “a grande bailarina”, aquela que conhece e pesquisa as danças de sua aldeia natal.
Fanta é filha de um mestre percussionista e faz parte de uma das famílias mais representativas da arte tradicional Malinkê, da região do Hamaná nas savanas da Guiné. Nesta região surgiram o tambor djembê e a música dos Griots, contadores de histórias que hoje vivem em muitos lugares da África ocidental.
Sobre Fanta Konatê
Fanta Konatê integrou como cantora, bailarina e coreógrafa os melhores balés da Guiné, como o Soleil d´Afrique, Fareta e o Hamana. Também ministrou workshops de dança à inúmeros estagiários do mundo inteiro e, em novembro de 2007, lançou seu primeiro disco, Djubafedea.
Junto com Petit Mamady Keita e a Troupe Djembedon, vem realizando espetáculos e oficinas de dança no Japão, Polônia, Suécia, Estados Unidos, Chile, Argentina e organiza viagens culturais à Guiné, levando alunos do Brasil e do mundo para conhecer a música e a dança na capital Conakry e nas Aldeias.
Atualmente está engajada na construção da Sede do Instituto África Viva para o desenvolvimento sustentável na Guiné. Já trabalhou como Arte Educadora em Ongs humanitárias como a Médicos Sem Fronteiras e Crianças Refugiadas do Mundo, com refugiados de guerra e adolescentes de rua na Guiné e com os Meninos do Morumbi no Brasil.
Ficha Técnica
Voz: Fanta Konatê | Guitarra: Pablo de Moraes Prearo | Saxofone: Dirceu Marques | Percussão: Ipojuca de Oliveira Villas Boas, Luis Kinugawa, Fábio, Luis Kinugawa, Manuel Batista Faria Neto e Themístocles Ponciano de Almeida
Repertório
Yelema So – Fanta Konatê
Kini Kini – Fanta Konatê
Wolobá – Fanta Konatê
Kedofé – Fanta Konatê
Mandén – Fanta Konatê
Milé – Fanta Konatê
Ambo – Fanta Konatê
Dia – Fanta Konatê
SERVIÇO
Local: SESI Araraquara (Av. Octaviano de Arruda Campos, 686. Jardim Floridiana. Araraquara – SP)
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre
Gênero: música popular